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#42034
BULLYING: UM PROBLEMA GRAVE DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Convivemos diariamente com as consequências desse tipo de intimidação na sociedade Brasileira, aonde as vítimas nem sempre conseguem se proteger e se impor perante a humilhação e desconforto que estão sofrendo, e em consequência à isso, não sabem aonde recorrer para pedir ajuda. Define-se como Bullying à “prática de atos de violência física ou psicológica intencionais cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima”. Esse grave problema cuja causa relaciona-se a grande parte violência psicológica e verbal, gera consequências negativas ao indivíduo.

Antes de tudo, devemos ficar atentos ao comportamento, tanto dos agressores, como das vítimas, que dificilmente conseguem pedir ajuda ou se impor diante esta situação, não só por insegurança ou timidez, mas também, por medo. Ao analisar o problema em questão, vê-se que, a grande maioria das vítimas e agressores são homens, com a idade que varia entre doze e quatorze anos, estudantes da sexta à sétima série. Estudos do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, aponta que esta prática pode ser muito grave, pois quanto mais tempo a criança é submetida à esses tipos de agressões, mais grave será o impacto sobre a vida dela. Causando problemas muitas vezes irreversíveis, como: Depressão, ansiedade e estresse.

No ano de 2018, no estado do Paraná, ocorreu uma fatalidade motivada pelo Bullying, aonde um aluno retornou ao colégio para se vingar de seus colegas de classe, trazendo consigo uma arma de fogo, na qual assassinou todos os alunos que ali estavam. É evidente que, esta prática pode trazer malefícios não só para quem as pratica, mas também para aqueles que são alvos dela.

Em suma, seria de extrema importância a disposição de acompanhamento psicológico nas escolas. Assim como, palestras abordando este assunto de uma forma mais clara e didática para que os alunos entendam o quão importante é o respeito para com seus colegas, e o risco de tais atitudes para com o outro, e o que isto pode causar para ambos. É interessante esse tipo de orientação nas escolas já nos primeiros contatos que a criança tem com os outros. Desse modo contribuiríamos para uma nova geração de indivíduos mais conscientes, empáticos e respeitosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#43162
Oi, @Tay2301! Lamento a demora!! Pode me cobrar quando for assim...

Introdução
Convivemos [1] diariamente com as consequências desse tipo de intimidação na sociedade Brasileira, aonde [2] as vítimas nem sempre conseguem se proteger e se impor perante a humilhação e desconforto que estão sofrendo, e em consequência à [3] isso, não sabem aonde [4] recorrer para pedir ajuda. Define-se como Bullying à [5] “prática de atos de violência física ou psicológica intencionais cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima” [6]. Esse grave problema cuja causa relaciona-se grande parte à violência psicológica e à verbal, gera consequências negativas ao indivíduo.

[1] Evite a primeira pessoa do plural. Você pode substituir por "na qual".
[2] O termo "onde" não cabe aqui.
[3] Uso proibido de crase antes de pronomes demonstrativos.
[4] Substituir por "a quem".
[5] Não tem crase aqui, pois não tem termo algum que exige preposição.
[6] Deve informar a fonte. Qual foi o site que você tirou?
[7] O verbo relacionar exige preposição, logo é necessária a crase. Atente-se para o paralelismo sintático.

Comentário: A sua introdução ficou bem contextualizada, mas você usou um repertório que não tem fonte. Atente-se para o uso da crase!

Desenvolvimento 1
Antes de tudo, devemos ficar atentos ao comportamento, tanto dos agressores, [8]como das vítimas, que dificilmente conseguem pedir ajuda ou se impor diante desta situação, não só por insegurança ou timidez, mas também, [9]por medo. Ao analisar o problema em questão, vê-se que,[10] a grande maioria das vítimas e agressores são homens, com a idade que varia entre doze e quatorze anos, estudantes da sexta à sétima série. Estudos do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, apontam que esta prática pode ser muito grave, pois quanto mais tempo a criança é submetida a esses tipos de agressões, mais grave será o impacto sobre a vida dela. Causando problemas muitas vezes irreversíveis, como: Depressão, ansiedade e estresse.

[8] Não se usa vírgulas em expressões "tanto... como".
[9] Não se usa vírgulas após conjunção aditiva.
[10] Temos neste caso uma oração subordinada substantiva. Não se usa vírgula para separar essas orações, pois "a grande maioria das vítimas" tem função de sujeito.

Comentário: Você tem bons argumentos e boa estrutura sintática, contudo deve atentar-se para o usa das vírgulas.

Desenvolvimento 2
No ano de 2018, no estado do Paraná, ocorreu uma fatalidade motivada pelo Bullying. Um aluno retornou ao colégio para se vingar de seus colegas de classe, trazendo consigo uma arma de fogo, assassinou todos os alunos que ali estavam. É evidente que esta prática pode trazer malefícios não só para quem as pratica, mas também para aqueles que são alvos dela.

Comentário: Este desenvolvimento ficou pouco produtivo. Na sua introdução, a ausência de duas teses (opinião) explícitas dificultou os seus desenvolvimentos. Você demonstrou bom argumento no D1, mas não conseguiu argumentar no D2. Você mencionou na introdução que o Bulling é resultado da violência psicológica e verbal, entretanto não desenvolveu sua tese aqui. Também senti falta de um repertório sobre o tema.

Conclusão
Em suma, seria de extrema importância a disposição de acompanhamento psicológico (Ação) nas escolas. Assim como palestras (Ação) abordando este assunto de uma forma mais clara e didática para que os alunos entendam o quão importante é o respeito para com seus colegas, e o risco de tais atitudes para com o outro, e o que isto pode causar para ambos (Detalhamento). É interessante esse tipo de orientação nas escolas já nos primeiros contatos que a criança tem com os outros. Desse modo, contribuiríamos para uma nova geração de indivíduos mais conscientes, empáticos e respeitosos.

@Tay2301, a Cartilha do Participante exige cinco elementos explícitos na conclusão: agente, ação, meio, detalhamento e finalidade. Veja como cada elemento deve compor sua conclusão a fim de propor uma ação interventiva sólida, concreta e bem elaborada. Não deixe de analisar todos os elementos nos manuais de capacitação dos corretores de redação.


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