Primeiramente, é importante discutir sobre como a precária condição de ensino agrava o bullying escolar. Sobre isso, Immanuel Kant, importante pensador iluminista, destaca que "é no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade" Entretanto, a conjuntura atual de descaso para com o ensino vai de encontro com os pensamentos do filósofo, uma vez que não alerta os alunos sobre as consequências do bullying, tornando-os assim mais propícios a pratica-lo. Assim, tal ação imprudente precisa passar por ressignificações, a fim de minimizar o problema.
Ademais, vem ao caso debater sobre como o descaso estatal contribui para a manutenção do bullying nas instruções de ensino. Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso no corpo social. Sob essa lógica, é dever do Estado garantir que o ambiente escolar seja agradável para todos, como ao adotar métodos para previnir o bullying, de modo a reduzir a sua prática e comprovar a ideia de Hobbes. Logo, tal atitude negligente revela um cenário nefasto de descaso para com as vítimas do bullying escolar.
Interfere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas relacionados ao bullying. Para isso, é necessário que o Governo, a exemplo do Ministério da Educação, alerte os alunos sobre os riscos do bullying, por meio de palestras nas escolas. Tal atitude tem por finalidade concientizar os alunos sobre os riscos do bullying e diminuir a prática do mesmo. Outrossim, cabe também ao Estado realizar campanhas de prevenção ao bullying por intermédio da mídia. Com isso, será possível que as ideias de More se tornem mais que um sonho para a sociedade brasileira
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.