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Por Flavia12
#57119
Na série Thirteen Reasons Why é retratado como o bullying pode afetar a vida de uma pessoa. Ao longo da trama a narrativa revela Hanna Baker uma jovem no auge da sua adolescência que começa a ser motivo de piada entre seus colegas de classe depois de fotos - tiradas sem seu consentimento - terem sido vazadas. Fora da ficção fica claro que a realidade apresentada na série pode ser relacionada ao século XXI, tendo em vista que o bullying é recorrente tanto no mundo físico quanto no virtual podendo causar sequelas severas nas vítimas.

Em primeiro lugar faz-se necessário lembrar que com os avanços tecnológico e as chegadas das mídias sociais fizeram com que essa intimidação se intensificasse, sendo conhecido como Cyberbullying, onde a violência verbal é praticada através da internet tendo como objetivo agredir, ridicularizar ou assediar a vítima. Como exemplo, os influenciadores digitais que são agredidos verbalmente com frequência por terem sua vida pessoal e profissional exposta para o mundo. Esses agressores são conhecidos como Haters, sendo um termo usado para classificar pessoas que disseminam ódio na internet. Assim, eles conseguem atingir a vida de suas vítimas sem precisar necessariamente que elas estejam presentes.

Além disso, o Bullying "convencional" como o virtual acarreta diversas sequelas na pessoa atingida, já que essa violência afeta diretamente o psicológico, sendo inúmeros os casos de indivíduos que sofreram essa agressão e tiveram suas vidas afetadas por não conseguirem desenvolver uma vida social saudável. Segundo o filósofo Friedrich Nietzsche "A crueldade é um dos prazeres mais antigos da humanidade" e se tem o bullying como exemplo disso.

Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar essas situações que continuam sendo agravadas diariamente. Cabe ao Ministério da Educação introduzir temáticas referentes ao Bullying e ao Cyberbullying para que esses jovens sejam cidadãos conscientes sobre suas falas e como elas podem afetar a vida de alguém. As instituições devem sempre manter a disposição uma equipe pedagógica preparada para lidar com essas situações, incluindo psicólogos altamente treinados para que eles tenham uma visão sobre a vida dos alunos e consigam identificar possíveis agressões e preveni-las. Somente assim, será possível diminuir os casos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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