Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas gorvenamentais para combater a falta de oportunidades na área de formação. Nesse sentido, tal acontecimento ocasiona o afastamento de pessoas do mercado de trabalho, a redução de esperança e perspectivas pessoais e para a sociedade. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke , configura-se como uma violação do "contrato social", já que, o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos insdispensáveis, como o trabalho, o que infelizamente é evidente em nossa sociedade.
Ademais, é fundamental apontar a crise econômica, política, social e a modernização de setores como impulsionadoras do desemprego no Brasil. Segundo um levantamento do Departamento Intersindical Est Estudos Sócio Econômico (DIEESE), 80% dos brasileiros que têm diploma só conseguem trabalho que não exige graduação e paga menos. Diante de tal exposto, é notório que tais crises desencadeiam uma série de consequências no país, como, o desemprego de profissionais qualificados. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio de capacitações para inclusão no mercado de trabalho, suporte do governo, promoção de parcerias com o setor privado e incentivo às empresas a fim de gerar empregos sem mexer em suas regras atuais. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa e igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.