Em primeiro plano, é importante destacar a divisão social do período colonial. Nesse sentido, os portugueses obtiveram o poder de forma hegemônica e imporam de forma explícita uma ideia de superioridade em relação aos povos indígenas e principalmente aos povos africanos, que como escravos, encontravam-se na posição de um objeto e não possuíam quaisquer direitos legais ou condições de vida dignas. Assim, essa configuração que perdurou por séculos, perpétua-se ainda nos dias atuais como uma vergonhosa herança nacional.
Outro ponto relevante está em reconhecer outras faces do problema a modo de erradica-lo. Nessa perspectiva, o mito grego de Narciso e Eco retrata a história de um jovem amaldiçoado a amar somente a si mesmo e uma ninfa que se apaixona por ele, amaldiçoada também, a repetir tudo aquilo que ele fala. De maneira análoga, a cultura ocidental europeia com sua dominação, impôs um ideal que aproximaria a colônia da civilização da metrópole, e na tentativa de atingir esse mito narcisista, a nação canarinho, composta em maioria por negros e pardos, se torna um eco.
Portanto, é de suma importância a adoção de medidas que venham amenizar a situação. Para isso, cabe ao Congresso nacional, elaborar um projeto de lei, que por intermédio da Base Comum Curricular ( BNCC), adicione nas escolas do país uma matéria voltada para estudos afro-brasileiros que trabalhe religião, mitologia e história da África, além de promover debates aprofundados sobre o assunto nas aulas de sociologia e filosofia a fim de, como afirmou a pensadora Lélia González, começar a enegrecer as referências.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.