• Avatar do usuário
#82563
De acordo com a Constituição Nacional de 1988, todos os cidadãos têm direitos assegurados, bem como deveres que lhes são incumbidos. É dever do Estado certificar que esses sejam garantidos a todos, de forma integral, sem fazer distinções. No entanto, é importante se questionar como o Estado pode garantir cidadania sem ter conhecimento da existência do cidadão.
A Lei 9.534 de 1997 tornou gratuito o registro de nascimento no Brasil, e, apesar desse ter sido um importante marco na democratização da cidadania, em uma estimativa do IBGE feita em 2015, constatou que mais de 2 milhões de pessoas continuam sem documentação própria.
É inegável que a população mais pobre e com mais baixa escolaridade são as que mais sofrem com essa situação pois muitas vezes desconhecem não só a existência dos documentos, como também a sua importância. Isso acaba resultando na perda de direitos básicos como por exemplo a educação, já que as escolas exigem documentos para as matrículas, e a posse legal de bens.
Cabe ao governo, através do Ministério da Cidadania, a criação de novas políticas e projetos que visem alcançar mesmo as populações mais distantes, com o intuito de conscientizar sobre a importância da documentação própria, como também acompanhar as famílias durante esse processo. Espera-se que assim possamos diminuir o abismo entre os "cidadãos" brasileiros e a cidadania.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM