Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#42312
No filme “Wall-E”, os personagens que representam os seres humanos no futuro são caracterizados fisicamente pelo peso acima da média, resultado da ação sedentária. Comparando com o contexto atual, as porcentagens de pessoas acima do peso vêm aumento absurdamente no Brasil, o que tem como consequências a presença de problemas de saúde e o baixo autoestima na população brasileira. Logo, faz-se necessário a análise da causa do problema, que tem raíz na ascensão dos Fast-Food e da pouca prática de atividade física pelos indivíduos.

Em primazia, cabe salientar que os Fast-Food é um dos grandes causadores da problemática. Por meio disso, de acordo com o documentário “Direto ao Assunto: Fast-Food”, as redes de comidas industrializadas existem desde 1950 e a cada dia vem evoluindo, atraindo por consequência mais consumidores. Por esse viés, entende-se que motivados pela correria do dia a dia e pela falta de tempo, muitas pessoas preferem uma alimentação mais rápida e fácil, optando por conseguinte pelos industrializados, nos quais são ricos de calorias e trazem danos fatais a saúde do ser humano. Portanto, é importante analisar que os alimentos fabricados contribuem muito para o sobrepeso da comunidade.

Ademais, a baixa prática de treino físico contribui para a existência de indivíduos obesos. Com isso, de acordo com a pesquisa do Vigitel, em 2019, observou-se que o número de pessoas que afirmou ter postura ativa é de 39%, sendo que quatro em cada 10 brasileiros pratica atividade física regularmente. Sob essa perspectiva, compreende-se que a não prática de exercícios físicos, atividades realizadas com a atribuição de melhorar o porte físico e manter o corpo saudável, contribui para o aumento do peso em conjunto com a ocorrência de doenças como hipertensão, pressão alta, diabetes e entre outras. Além disso, muitos cidadãos que se apresentam acima do peso se mostram desmotivados e com baixo autoestima, contribuição da não prática de treinamentos, algo que auxilia muito no prazer e no relaxamento do corpo e da mente, assim como redução de peso. Devido a isso, percebe-se o valor da prática esportiva diante da diminuição de massa corporal dos sujeitos.

Em suma, apresenta-se necessário soluções para os problemas vigentes. Em vista disso, cabe ao Ministério da Cidadania, junto ao Ministério do Esporte e da Cultura, criar uma campanha, por meio das mídias digitais, de conscientização sobre os prejuízos do peso acima do normal e de como isso afeta a saúde mental e do corpo, assim como a importância da boa alimentação e atividades e exercícios para o bem estar. Conforme, sua finalidade seria reduzir os casos de obesidade excessiva e sedentarismo, motivando a todos a serem saudáveis. Assim sendo, o mundo deixará de ter uma perspectiva preocupante do peso como no filme “Wall-E”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#42322
@GlendaMorais

Erros
Correção dos erros
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações

Introdução
No filme “Wall-E”, os personagens que representam os seres humanos no futuro são caracterizados fisicamente pelo peso acima da média, resultado da ação sedentária. Comparando com o contexto atual, as porcentagens de pessoas acima do peso vêm aumento aumentando absurdamente no Brasil, o que tem como consequências a presença de problemas de saúde e o baixo autoestima na população brasileira. Logo, faz-se necessário a análise da causa do problema, que tem raíz na ascensão dos Fast-Food e da pouca prática de atividade física pelos indivíduos.
:arrow: Sua intro está boa, mas a meu ver você não fez uma boa ligação do repertório com o segundo período (problematização do tema). Além disso, o trecho grifado onde você cita as consequências do problema parece já a tese, porém lá na frente você apresenta as causas. Ficou um pouco confuso, de resto OK.

Desenvolvimento 1
Em primazia, cabe salientar que os Fast-Food é um dos grandes causadores da problemática. Por meio disso, de acordo com o documentário “Direto ao Assunto: Fast-Food”, as redes de comidas industrializadas existem desde 1950 e a cada dia vem evoluindo, atraindo por consequência mais consumidores. Por esse viés, entende-se que motivados pela correria do dia a dia e pela falta de tempo, muitas pessoas preferem uma alimentação mais rápida e fácil, optando por conseguinte pelos industrializados, nos quais são ricos de calorias e trazem danos fatais a saúde do ser humano. Portanto, é importante analisar que os alimentos fabricados contribuem muito para o sobrepeso da comunidade.
:arrow: Bom desenvolvimento. Fez bom uso da escolha do repertório e tem uma boa argumentação. No entanto, alguns conectivos poderiam ser substituídos por outros que se adequassem melhor!

Desenvolvimento 2
Ademais, a baixa prática de treino físico contribui para a existência de indivíduos obesos. Com isso, de acordo com a pesquisa do Vigitel, em 2019, observou-se que o número de pessoas que afirmou ter postura ativa é de 39%, sendo que quatro em cada 10 brasileiros pratica atividade física regularmente. Sob essa perspectiva, compreende-se que a não prática de exercícios físicos, atividades realizadas com a atribuição de melhorar o porte físico e manter o corpo saudável, contribui para o aumento do peso em conjunto com a ocorrência de doenças como hipertensão, pressão alta, diabetes e entre outras. Além disso, muitos cidadãos que se apresentam acima do peso se mostram desmotivados e com baixo baixa autoestima, contribuição da não prática de treinamentos, algo que auxilia muito no prazer e no relaxamento do corpo e da mente, assim como redução de peso. Devido a isso, percebe-se o valor da prática esportiva diante da diminuição de massa corporal dos sujeitos.
:arrow: Bom desenvolvimento também, digo o mesmo do parágrafo anterior. Entretanto, o desenvolvimento 1 é onde você desenvolve a sua primeira causa que é a esperada obviamente por ser a primeira, como sendo a de maior responsabilidade pelo problema, ou seja, é a que a seu ver afeta mais e contribui para a não resolução do problema. Portanto, espera-se de certa forma um maior aprofundamento nessa causa e, consequentemente, um tamanho de parágrafo maior que o desenvolvimento 2. Porém, o que ocorreu foi o oposto, fazendo com que seus parágrafos estejam desproporcionais!


Conclusão
Em suma, apresenta-se necessário soluções para os problemas vigentes. Em vista disso, cabe ao Ministério da Cidadania, junto ao Ministério do Esporte e da Cultura (agente), criar uma campanha (ação), por meio das mídias digitais (meio/modo), de conscientização sobre os prejuízos do peso acima do normal e de como isso afeta a saúde mental e do corpo, assim como a importância da boa alimentação e atividades e exercícios para o bem estar (seria o detalhamento?!). Conforme, sua finalidade seria reduzir os casos de obesidade excessiva e sedentarismo, motivando a todos a serem saudáveis (efeito/finalidade). Assim sendo, o mundo deixará de ter uma perspectiva preocupante do peso como no filme “Wall-E”.
:arrow: Sua proposta parece estar completa, mas procure deixar o seu detalhamento mais evidente, pois as vezes fica a dúvida se é o detalhamento ou a ação ainda, fica um "bugue" na mente (risos) :lol:

É isso, espero ter ajudado! :D
#42333
Oi @Ashilley obrigado pelos apontamentos! No palavra errada (aumento) foi erro de digitação viu! Na introdução eu tentei produzir com base na estrutura proposta pelo Me Salva , nos quais apresentam os argumentos e a tese a ser defendida na introdução. Quiz fazer dessa forma para ver como ficaria, mas a tese são as causas. E o desenvolvimento 2, não que eu classifique nada como mais ou menos importante, vale analisar que existem muitos fatos para se falar do sobrepeso e eu escolhe esse dois, logo são importantes igualmente, mas no desenvolvimento 2 acabei tendo mais ideias na argumentação, depois percebi que ficou um pouco grande mesmo o parágrafo. Na conclusão, aquilo é o detalhamento sim. Diante de tudo, obrigada!
#42478
CORREÇÃO DE REDAÇÃO

TEMA: BRASIL ACIMA DO PESO: O QUE FAZER?
Por: @GlendaMorais

No filme “Wall-E”, os personagens que representam os seres humanos no futuro são caracterizados fisicamente pelo peso acima da média, resultado da ação sedentária. Comparando com o contexto atual, as porcentagens de pessoas acima do peso vêm aumento(1) absurdamente no Brasil, o que tem como consequências a presença de problemas de saúde e o baixo(2) autoestima na população brasileira(3). Logo, faz-se necessário(4) a análise da causa do problema, que tem raíz(5) na ascensão dos Fast-Food e da pouca prática de atividade física pelos indivíduos.
(1) Creio que você quis dizer "aumentando".
(2) O correto é "a baixa".
(3) A meu ver, essa parte é desnecessária, ao invés de colocar as consequências, você poderia ter colocado algo que reforçasse esse aumento da taxa de sobrepeso no Brasil.
(4) O correto é "necessária".
(5) A palavra "raiz" não é acentuada.

Comentários: Sua introdução está boa, mas como a Ashiley falou, o seu repertório ficou sem muita ligação com o seu 2⁰ período.

Em primazia, cabe salientar que os Fast-Food é um dos grandes causadores(6) da problemática. Por meio disso(7), de acordo com o documentário “Direto ao Assunto: Fast-Food”, as redes de comidas industrializadas existem desde 1950 e a cada dia vem(8) evoluindo, atraindo(9) por consequência(10) mais consumidores. Por esse viés, entende-se que motivados(11) pela correria do dia a dia e pela falta de tempo, muitas pessoas preferem uma alimentação mais rápida e fácil, optando por conseguinte pelos industrializados, nos quais(12) são ricos de(13) calorias e trazem danos fatais a(14) saúde do ser humano. Portanto, é importante analisar(15) que os alimentos fabricados contribuem muito para o sobrepeso da comunidade.
(6) "os 'fast-food' são grandes causadores da problemática" ficaria melhor.
(7) Conectivo inadequado.
(8) O correto é "vêm".
(9) Faltou uma vírgula aqui.
(10) Faltou uma vírgula aqui.
(11) O correto é "motivadas", pois você está se referindo a "muitas pessoas".
(12) O correto é "os quais".
(13) O mais adequado seria "em".
(14) Faltou uma crase aqui.
(15) Creio que essa não foi a palavra mais adequada para esse contexto.

Comentários: Por que os "fast-foods" contribuem com o problema? Como você prova que os alimentos industrializados têm muitas calorias? Que danos fatais são esses que você citou? Como isso ocorre? A meu ver, a sua argumentação ficou bastante rasa e sem sustentação.

Ademais, a baixa prática de treino físico contribui para a existência de indivíduos obesos. Com isso, de acordo com a pesquisa do Vigitel, em 2019, observou-se que o número de pessoas que afirmou ter postura ativa é de 39%, sendo que quatro em cada 10 brasileiros pratica atividade física regularmente(16). Sob essa perspectiva, compreende-se que a não prática de exercícios físicos, atividades realizadas com a atribuição(17) de melhorar o porte físico e manter o corpo saudável, contribui para o aumento do peso em conjunto com a ocorrência de doenças como hipertensão, pressão alta, diabetes e entre outras. Além disso, muitos cidadãos que se apresentam acima do peso se mostram desmotivados e com baixo(18) autoestima, contribuição da não prática de treinamentos, algo que auxilia muito no prazer e no relaxamento do corpo e da mente, assim como na redução de peso. Devido a isso, percebe-se o valor da prática esportiva diante da diminuição de massa corporal dos sujeitos.
(16) Achi o seu repertório confuso.
(17) A meu ver, essa não foi a palavra mais adequada para esse contexto.
(18) O correto é "baixa".

Comentários: Por que a falta de exercício físico contribui com o problema? Como isso ocorre? A meu ver, ficou muito mal explicado, pois você jogou ideias diferentes em cada período.

Em suma, apresenta-se necessário soluções(19) para os problemas vigentes. Em vista disso, cabe ao Ministério da Cidadania, junto ao Ministério do Esporte e da Cultura(AGENTE), criar uma campanha(AÇÃO), por meio das mídias digitais(MEIO), de conscientização sobre os prejuízos do peso acima do normal e de como isso afeta a saúde mental e do corpo, assim como a importância da boa alimentação e atividades e exercícios para o bem estar(AÇÃO). Conforme, sua finalidade seria reduzir os casos de obesidade excessiva e sedentarismo, motivando a todos a serem saudáveis(FINALIDADE). Assim sendo, o mundo deixará de ter uma perspectiva preocupante do peso como no filme “Wall-E”.
(19) Creio que ficaria melhor: "são necessárias soluções".
Comentários: A sua proposta está incompleta (faltando o detalhamento).

:arrow: *OBS: CUIDADO COM AS REPETIÇÕES*

Geralcinoj , Sobre o desenvolvimento, eu deveria[…]

jherodrigues , gostei bastante da sua redaç[…]

Desde a antiguidade, as mulheres sempre foram vist[…]

Intolerância Religiosa no Brasil.

GlendaMorais , poderia corrigir, por favor?

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM