Avatar do usuário
Por Ivel
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114308
⠀⠀Hodiernamente, em países democráticos, tem se observado uma discussão acerca do papel da imprensa na sociedade. É fato que, há uma gama de funções que os veículos de notícia exercem, embora, seja possível resumir as suas contribuições às democracias em: supervisionar os atos doa líderes das nações e, consequentemente, distribuir as informações obtidas da supervisão aos cidadãos, deixando-os cientes acerca de tudo o que seus representantes fazem ou deixam de fazer com relação ao País.
⠀⠀Uma forte democracia incentiva uma imprensa livre e, estando ela livre, que fiscalize as ações do Governo. No período de 1964 a 1984, no Brasil, por exemplo, os governantes controlavam todas as mídias - jornais, rádios e televisão - e, por conta disso, os jornalistas eram impedidos de investigar; publicar e até mesmo comentar os atos da Ditadura Militar. No período citado, muitos jornalistas que eram contra o governo dos militares eram exilados, a censura ela lei e o povo desconhecia o que se passava realmente com seu país, o que em uma democracia real não acontece visto o trabalho exercido pela imprensa.
⠀⠀Ademais, ao analisar o dever dos jornais; jornalistas e outros meios de se disseminar informações, percebe-se que, por meio do papel de supervisionar, é possível adquirir informações acerca do País, das decisões tomadas pelos governantes e deixá-las públicas. Como por exemplo, o jornalista Roberto Jefferson, que denunciou o esquema de corrupção do governo Dilma chamado "mensalão", por meio dele o povo tomou conhecimento do maior escândalo da política brasileira.
⠀⠀Conclui-se, por fim, que a imprensa tem muitas funções, mas os principais papéis podem ser resumidos em supervisionar tudo relacionado ao País, assim como deixar as informações obtidas públicas aos cidadãos. É imprescindível que uma sociedade democrática não censure de qualquer forma os veículos de comunicação pelo qual as pessoas obtenham informações, como aconteceu na ditadura de 1964, no Brasil, pois isso é uma afronta à democracia e aos direitos coletivos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
204 Exibições
por JoaoPanaro
0 Respostas 
3628 Exibições
por critek
2 Respostas 
3737 Exibições
por patrickVIAN
1 Respostas 
579 Exibições
por Isael03
2 Respostas 
802 Exibições
por iasz
1 Respostas 
3312 Exibições
por MariaCandy
3 Respostas 
613 Exibições
por Dayvini
0 Respostas 
495 Exibições
por 9mariaalice
1 Respostas 
582 Exibições
por beagms
4 Respostas 
538 Exibições
por viviyas

@Triny206 @Amandx193 @Flicker2307 @Felipe082 Eaiii[…]

Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM