Avatar do usuário
Por CORVINAL
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112749
No documentário " O dilema das redes", é apresentado um corpo social em que as pessoas afirmam não saber como seus dados digitais pessoais se tornaram de amplo conhecimento. Analogamente à situação descrita, situa-se o Brasil, uma vez que se faz presente no país os desafios de manter o que é público e o que é privado nas interações na internet. Sob essa ótica,há de ser analisado o fator que corrobora esse quadro: os meios eletrônicos como principal via para a manutenção das relações sociais,gerando assim a exibição exacerbada dos indivíduos nas redes.

Primeiramente,as interações sociais acontecerem majoritariamente pela internet respalda esses desafios. Em um dos episódios da série" Black mirror" a protagonista e os indivíduos a sua volta conversam uns com os outros somente através do celular. Nesse viés, torna-se plausível concatenar o ambiente citado ao contexto brasileiro, dado que houve no território nos últimos anos um intenso processo de digitalização. Outrossim, a pandemia do Corona vírus ratificou esse quadro, tendo em vista que as pessoas não podiam sair de casa e se comunicarem pessoalmente, tendo que recorrer as redes para tal.

Consequentemente, tal cenário propícia a exibição exacerbada das pessoas nos meios digitais , posto que em concordância com fatos supracitados esses meios têm se tornado os principais veículos de comunicação e interação no país. Por conseguinte, tornando o desafio de manter o que é público e o que é privado nas relações digitais cada vez mais difícil,pois uma vez que o conteúdo vai para a internet ele se torna de fácil acesso.

Portanto, percebe-se que medidas precisam ser tomadas para superar esse óbice. Destarte, cabe aos meios de comunicação eletrônica, à exemplo, do Instagram, twitter e Facebook,a criação de conteúdos que acabem com esses desafios, através de propagandas que tenham o fito de conscientizar as pessoas sobre os perigos da exibição constante nas redes e também ensine a administrar o tempo que os indivíduos passam conectados. Dessa forma, o Dilema das redes figurará somente nas telas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#112760
Olá, @CORVINAL! Como requisitado, irei dar uma olhada na sua redação, no entanto, convém enfatizar que não sou profissional, por isso, caso queira discordar ou criticar minhas observações, fique à vontade! :mrgreen:


TIPO DE CORREÇÃO: ESTRUTURAL

"No documentário " O dilema das redes", é apresentado um corpo social em que as pessoas afirmam não saber como seus dados digitais pessoais se tornaram de amplo conhecimento. Analogamente à situação descrita, situa-se o Brasil, uma vez que se faz presente no país os desafios de manter o que é público e o que é privado nas interações na internet. Sob essa ótica,há de ser analisado o fator que corrobora esse quadro: os meios eletrônicos como principal via para a manutenção das relações sociais,gerando¹ assim² a exibição exacerbada dos indivíduos nas redes.³"

1 e 2 - Adicione vírgulas.

3 - Introdução muito boa! Parabéns!


DESENVOLVIMENTO 1:

"Primeiramente¹,as interações sociais acontecerem majoritariamente pela internet respalda esses desafios. Em um dos episódios da série" Black mirror"² a protagonista e os indivíduos a sua volta conversam uns com os outros somente através do celular. Nesse viés, torna-se plausível concatenar o ambiente citado ao contexto brasileiro, dado que houve ³no território³/b] nos últimos anos um intenso processo de digitalização. Outrossim, a pandemia do Corona vírus ratificou esse quadro, tendo em vista que as pessoas não podiam sair de casa e se comunicarem pessoalmente, tendo que recorrer as redes para tal."⁵

1 - "Em primeiro lugar", "Primordialmente" e "Primeiramente" não são considerados mais adequados para coesão interparágrafos. Da Introdução para o D1, utilize, de preferência, Diante disso.

2 - Adicione uma vírgula

3, 3 e 4 - Adicione mais vírgulas

5 - Bom, como acho que você reservou esse parágrafo apenas para a contextualização do problema — nesse caso, mostrar sua causa —, não irei adicionar valor argumentativo aqui, portanto, esperarei que, no próximo parágrafo, tudo que você disse aqui se corelacione com o que você vai dizer lá :D Bom parágrafo!


DESENVOLVIMENTO 2:

"Consequentemente, tal cenário propícia ¹a exibição exacerbada das pessoas nos meios digitais , posto que² em concordância com fatos supracitados² esses meios têm se tornado os principais veículos de comunicação e interação no país. Por conseguinte, tornando o desafio de manter o que é público e o que é privado nas relações digitais cada vez mais difícil,pois uma vez que o conteúdo vai para a internet ele se torna de fácil acesso.³"

1 - Houve um engano quanto ao uso do verbo "propiciar" aqui. O verbo puro significa possibilitar, o que acho que é a ideia aqui, porém, propícia não significa possibilitar, e sim adequada, apropriada, o que é um erro nesse contexto. Por isso, reformule esse início: Tal cenário é propício para a...

2 e 2 - Adicione vírgulas

3 - Lacuna Argumentativa: Como assim manter o que é público? Algo público — uma informação — pode se tornar privada? De que forma? E o contrário, como acontece? Além disso, por quê a Internet possibilita essa facilidade?

Veja que você infere muitas coisas, mas elas não estão explicadas devidamente, o que, infelizmente, invalida parcialmente seu argumento. Perceba que ficou muito vago essa linha de raciocínio, pois, ao meu ver, falta uma exemplificação mais aprofundada.


PI:

"Portanto, percebe-se que medidas precisam ser tomadas para superar esse óbice. Destarte, cabe aos meios de comunicação eletrônica, à exemplo,¹ do Instagram, twitter e Facebook,a criação de conteúdos que acabem com esses desafios, através de propagandas que tenham o fito de conscientizar as pessoas sobre os perigos da exibição constante nas redes e² também³ ensine a administrar o tempo que os indivíduos passam conectados. Dessa forma, o Dilema das redes figurará somente nas telas."⁴

1 - Vírgula desnecessária

2 e 3 - Adicione vírgulas

4 - Proposta completa! Parabéns! :mrgreen:



Consideração final: vejo que seu texto está bem estruturado, o que é otimo! Porém, é necessário dar atenção ao uso correto da pontuação, além de apresentar melhor a argumentação, de modo que ela não fique muito expositiva, como foi no caso do segundo parágrafo. Espero que eu tenha lhe ajudado de alguma forma, e bons estudos! :D

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
1
Avatar do usuário
Por CORVINAL
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#112763
obrigado pela correçao, irei me atentar para nao cometer os mesmos erros na proxima
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
109 Exibições
por guiarrd
5 Respostas 
261 Exibições
por SofiaManu
0 Respostas 
100 Exibições
por Miks19
0 Respostas 
132 Exibições
por 6749391038
0 Respostas 
66 Exibições
por Erick1723
0 Respostas 
97 Exibições
por nandaramalho
0 Respostas 
32 Exibições
por Kakahuuu668
0 Respostas 
43 Exibições
por jhensuel
0 Respostas 
80 Exibições
por thaisc
2 Respostas 
201 Exibições
por ayl1111

Consoante ao filósofo Zygmunt Bauman, os re[…]

Por favor corrigi essa Wesley529 DaviCarlin[…]

A Declaração dos Direitos Humanos, d[…]

Olá, sua proposta faltou alguns agentes. Re[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM