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Por GibranKhalil
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Embora a automutilação nem sempre tenha como objetivo o suicídio, o risco de se fazer um corte profundo e abrir um grave ferimento é existente. As pessoas que possuem esse hábito tem como objetivo aliviar suas dores, e acham nessa prática o único meio de se alcançar o que desejam. Entretanto, evidentemente, muitas vezes, o mutilar-se é uma especie de moda.
De acordo com a revista Veja, as principais causas são: bullying, abuso (físico, emocional ou sexual) ou falta de suporte familiar. Entretanto, consequência do avanço tecnológico, o cyberbullying também se tornou um dos fatores responsáveis por tal ato. Os ataques em redes sociais, a jovens sensíveis emocionalmente, que não aceitam alguma característica física que possuem, provoca um estado de tristeza no adolescente que, influenciado por grupos virtuais de fácil acesso, encontram solução apenas machucando-se.
Há relatos de jovens que dizem, serem libertos das dores psíquicas quando mutilam-se. Porém, cientificamente, apenas ficam entorpecidos e dependentes, pois o corte libera endorfina, o mesmo hormônio que causa a sensação de bem-estar na atividade física. Contudo, este efeito passa, e a necessidade de alívio é constante, fazendo com que a prática vire um vício.
Por diversas vezes a prática do cutting esta relacionada com a vontade de ser aceito em um determinado grupo de pessoas. Todavia, essa ação não continua, os influenciados, geralmente, experimentam uma vez e param ao ver que não se trata de uma brincadeira ou algo aliviador.
Visto os dados acima, é evidente que este caso necessita da atuação do governo que, com o auxílio de profissionais, indicarão aos pais e as escolas, medidas que devem tomar individualmente e como devem trabalhar juntos para ajudar os adolescentes que possuem problemas com suas emoções.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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