Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#47880
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a automedicação e cibercondria, a cada ano, mais presente no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, ressaltar-se a ausência de medidas governamentais para o combate facilidade a acesso à medicamentos. Nesse sentido, O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configurar-se uma violação ao "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desses direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar, que com o advento da internet no mundo contemporâneo, impulsionar a automedicação e cibercondria no Brasil. Segundo,O jornal, O Globo, divulgou que 78% dos jovens entrevistados relataram ter feito o uso de remédios indicados pelo “doutor google”. Diante de tal exposto, os riscos por falta de orientações de um especialista sobre determinado enfermidade, pode ocasionar ansiedade, levando a não procura da real situação do indivíduo. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo, por intermédio do Ministro da saúde, criem e coloque em vigor leis que restringir o acesso, somente com uma orientação profissional onde deverá have uma fiscalização para o cumprimento da lei , com delimitar a procura na autorizada, desse jeito evitando que os cidadãos recorram ao "doutor google". Assim se consolidará uma sociedade tolerante, onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#47905
@JoaoVictor21

Erros
Correção
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações

Introdução
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto (vírgula) tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a automedicação e cibercondria, a cada ano, mais presente no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Boa introdução, mas poderia citar suas duas causas.

Desenvolvimento 1
Em uma primeira análise, ressaltar-se ressalta-se a ausência de medidas governamentais para o combate à facilidade de acesso à medicamentos. Nesse sentido, O o uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configurar-se configura-se uma violação ao "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desses direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.
Bom desenvolvimento, mas é melhor inserir o repertório após o tópico frasal, fica mais organizado. De resto, muito bom!

Desenvolvimento 2
Ademais, é fundamental apontar, que com o advento da internet no mundo contemporâneo, impulsionar impulsiona a automedicação e cibercondria no Brasil. Segundo,O o jornal, O Globo, divulgou que (desnecessário esse "divulgou que") 78% dos jovens entrevistados relataram ter feito o uso de remédios indicados pelo “doutor google”. Diante de tal exposto, os riscos por falta de orientações de um especialista sobre determinado determinada enfermidade, pode ocasionar ansiedade, levando a não procura da real situação do indivíduo. Logo (vírgula) é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Bom desenvolvimento também, mas tente se aprofundar mais um pouco na argumentação.

Conclusão
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo (agente), por intermédio do Ministro da saúde (meio/modo), criem crie e coloque em vigor leis que restringir restrinjam o acesso, somente com uma orientação profissional onde deverá have haver uma fiscalização para o cumprimento da lei , com como delimitar a procura na não autorizada (ação + detalhamento), desse jeito evitando que os cidadãos recorram ao "doutor google" (efeito/finalidade). Assim (vírgula) se consolidará uma sociedade tolerante, onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Sua proposta está completa, parabéns!

Ótimo texto, 900+ com certeza se dará bem no ENEM. Cuidado apenas para não ser superficial na argumentação, já que usa um modelo pronto, tá? Já em relação às competências, na C1 você peca por conta de poucos desvios. Na C2, sem prejuízos, pois pelo menos um dos seus repertórios foi produtivo, além de seguir o tema e o gênero textual. Na C3, peca um pouquinho ao não se aprofundar tanto na argumentação. Na C4, sem prejuízos, pois não houve repetições de palavras recorrentes e fez bom uso de conectivos. Na C5, sem prejuízos também, pois a proposta apresenta os cinco elementos necessários. Parabéns pelo texto! :D
#47907
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a automedicação e cibercondria, a cada ano, mais presente no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva], faz-se imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro.( E que fatores seriam esses? Esclareça!! Vejo a contextualiza, a apresentação do tema , mas falta a tese!)

Em uma primeira análise, ressaltar-se a ausência de medidas governamentais para o combate facilidade a acesso à medicamentos. Nesse sentido, O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configurar-se uma violação ao "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desses direitos indispensáveis, como a saúde, o que infelizmente é evidente no país.( Nesse desenvolvimento vejo sua argumentação e repertório. Porém a argumentação não está pertinente. Ela deve ser maior que o repertório. Faltou arrematar a tese no final!!)

Ademais, é fundamental apontar, que com o advento da internet no mundo contemporâneo, impulsionar a automedicação e cibercondria no Brasil. Segundo,O jornal, O Globo, divulgou que 78% dos jovens entrevistados relataram ter feito o uso de remédios indicados pelo “doutor google”. Diante de tal exposto, os riscos por falta de orientações de um especialista sobre determinado enfermidade, pode ocasionar ansiedade, levando a não procura da real situação do indivíduo. Logo( vírgula) é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.( Nesse desenvolvimento sua argumentação novamente está rasa e superficiaL. Estuture melhor suas ideias!!)

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Governo( Agente), por intermédio do Ministro da saúde, ( Meio)criem e coloque em vigor leis que restringir o acesso, ( Ação)somente com uma orientação profissional onde deverá have uma fiscalização para o cumprimento da lei , com ( como)delimitar a procura na(não) autorizada( Detalhamento), desse jeito evitando que os cidadãos recorram ao "doutor google". ( Finallidade)Assim( vírgula) se consolidará uma sociedade tolerante, onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.( Proposta completa!!)

Sua redação precisa de melhora! Estude argumentação, tese, arrmetação de tese e ortografia!
No mais ,é só!
#47963
JoaoVictor21 escreveu:@GlendaMorais, minha tese é essa
"Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa (tema)", pois eu contextualizo citando uma lei que era pra ser cumprida pela constituição, mais na prática isso não existe.
Por que você não colocou no último período? A tese é o últimoo período anjo!! O que você colocou foi " Diante dessa perspectiva], faz-se imperiosa análise dos fatores que favorecem esse quadro." Sendo assim, o que você colocou antes era a apresnetação do tema, e aqui a tese!!

A história mostra que desde o iníci[…]

EDUCAÇÃO

Alguém me explica como apagar essa reda&cce[…]

Na obra "Se Enlouquecer não se Apaixon[…]

No final do ano 2019 se espalhou pelo mundo a not&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM