Sob esse viés, é importante destacar a falha estatal na execução de leis como forte agravante do autodiagnóstico. Nessa perspectiva, faz-se oportuno rememorar a obra "Cidadão de papel", de Gilberto Dimenstein, a qual aborda a ideia de que as normas presentes nos documentos nacionais nem sempre são cumpridas. Assim, apesar da Constituição Federal garantir o direito à saúde, observa-se no país uma falha na aplicação desse princípio constitucional, uma vez que a população vê a necessidade de recorrer a sites para descobrir seu quadro médico à ir a uma unidade de saúde. Dessa maneira, é inaceitável que um país que espera atingir o patamar de nação desenvolvida ainda manter a incaplicabilidade de Lei Maior e viabilizando o autodiagnóstico e o uso de medicamentos que poderão afetar a saúde da população.
Outrossim, é válido discorrer acerca do sistema capitalista como fator coadjuvante que potencializa o problema. Acerca desse fato, de acordo com o sociólogo alemão Karl Marx, esse modelo econômico preza pela busca intensiva do lucro sem pensar nos malefícios gerados na sociedade. Desse modo, a sociedade sofre com a disparidade social e econômica gerada pelo capitalismo, a qual leva o indivíduo a buscar opções que se encaixam em seu quadro econômico, usando ferramentas digitais para resolucionar seus problemas de saúde. Assim, a união da sociedade é indispensável para garantir o bem-estar coletivo e combater os efeitos dessa diversidade.
Destarte, a persistência da inoperança estatal e da busca desenfreada por capital configuram um empecilho ao progresso da sociedade e devem ser combatidas. Para tanto, cabe ao Governo Federal- responsável pelo bem-estar social-, investir na melhoria do setor da saúde e promover melhorias no quadro econômico da sociedade, por meio de projetos que visem maior qualidade nas unidades de saúde, equilibrar os gastos públicos e controlar a inflação, com a finalidade de proporcionar à população um diagnóstico seguro e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida. A partir desses investimentos, a ideia filosófica, apresentada na obra de Platão, poderá, de fato, se concretizar o cenário nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada