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Por Keilabernal
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#106518
A infectologista Fabiana Lopes Custódio fala sobre o tema, que traz um dado preocupante: em dez anos, os índices da ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis entre jovens) cresceram 64,9% na população de 15 a 19 anos e 74,8% nos jovens de 20 a 24 anos. As IST são causadas por mais de 30 vírus e bactérias e transmitidas, principalmente, por relação sexual com uma pessoa infectada. Outro fator preocupante é que houve a queda na adesão ao preservativo ou melhor, o que explica é que há uma dificuldade de falar sobre esse assunto, como a educação sexual nas escolas, de se falar sobre o uso do preservativo.
Em meio a esse assunto, é válido ressaltar Que, quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST, nesse contexto, após o contato desprotegido, a infecção pode levar algum tempo para se manifestar, que pode ser por volta de 5 a 30 dias, o que varia de acordo com cada micro-organismo. Em consequência disso, são alguns exemplos desses vírus: herpes genital, sífilis, gonorréia, tricomoníase, infecção pelo HIV e pode aparecer principalmente no órgão genital.
Adicionalmente, O uso de camisinhas são importantes barreiras para impedir a transmissão dessas moléstias, as quais estão disponíveis gratuitamente em qualquer estabelecimento de saúde. Muitas vezes esses casos vem aumentando pela falta de informação e cuidados dos jovens brasileiros, ja que para previnir essas doenças basta apenas tomar algumas medidas contraceptivas básicas para evitar o compartilhamento com os mais jovens, ou até mesmo a falta de conhecimento sobre o assunto o que faz pensar que se tomar algumas precauções no dia seguinte consiguirá escapar das DSTs.


-FALTA TERMINAR CONCLUSÃO..
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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