Por gatayde
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Iniciado em 2016 o Acordo de Paris previa uma redução da emissão de gases do efeito estufa, incluindo os gases provenientes das queimadas - muitas vezes causadas pelos seres humanos -. Obstante disso, o Brasil segue em direção oposta ao Acordo de Paris, tendo em vista que os índices de desmatamentos e queimadas só crescem nos últimos anos em virtude do descaso do Estado e da sociedade.
Precipuamente, deve ser ressaltado o papel do Estado no aumento da degradação do meio-ambiente. Desde 2019 houve uma aproximação do Brasil com o modelo neoliberal, que consiste no avanço da economia através da globalização e cooperação entre os países, entretanto, o neoliberalismo tem más consequências para as terras tupiniquins, pois os países considerados potências observam o Brasil apenas como grandes exportadores de matéria prima - maioria vinda da Amazônia -, e todo esse processo incide no aumento das queimadas. Com isso, é irrefutável a necessidade de conciliar o avanço econômico com o meio-ambiente.
Em segundo plano, é interessante apontar a culpa da população no avanço das queimadas. De acordo com as investigações a respeito dos incêndios na Amazônia em 2020, tudo teria se iniciado através de um pequeno incêndio feito por por alguns moradores da região, e causou não só grandes perdas à flora, mas também à fauna brasileira. Nesse viés, é inquestionável a carência de punições mais severas aos cidadãos que praticarem crimes contra a natureza.
Portanto, é fulcral pontuar a necessidade de coibir o aumento das queimadas no Brasil. Para isso, o Poder Legislativo em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente - responsável por assegurar a perpetuação da fauna e flora brasileira -, deve desenvolver novas leis mais severas, para cercear a liberdade dos criminosos que iniciarem queimadas, com o fito de mitigar grandes incêndios nas terras tupiniquins. Desse modo o Acordo de Paris será respeitado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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