Por Mariakkk
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IST é a abreviatura de infecções sexualmente transmissíveis, como a própria palavras ja fala, são infecções que no ato sexual sem preservativos podem ser transmitidos inúmeras infecções que podem levar até a morte.
Por volta de 1980 entre 2000, houve um surto de HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana) pelo país, e até o mundo todo, naquela época as pessoas não eram tão informadas sobre ISTs igual somos hoje. Pessoas faziam seus atos sexuais sem nem lembrar que podem haver doenças nesse meio, e isso aconteceu tanto que virou um surto mundial em alta escala, o mesmo que levou várias vidas embora, e algumas conhecidas, como exemplo posso citar Renato Russo e o vocalista da banda queen Freddie Mercury.
Hoje felizmente ja estamos trabalhando na cura para o HIV, mas o assunto "sexo" ainda é um tabu em algumas famílias, querendo ou não, isso acaba atrapalhando muito a nossa caminhada contra ISTs, alguns pais decidem por não falar sobre sexo abertamente com seus filhos, pois acham esse assurto "indecente" ou até mesmo por causa de limitações de certas religiões. E na maioria das vezes a raiz do problema vem daí, a combinação de falta de aviso em casa + a falta de estruturas na escola para lidar com a matéria de educação sexual, resulta em uma sociedade totalmente despreparada para a vida sexual.
A grande maioria ainda pensa que a principal função dos preservativos é evitar a gravidez, esse pensamento é triste, e bem ultrapassado.
Sairmos de um surto de HIV, deveríamos saber de cór, mas infelizmente ainda acreditam que ISTs somente são transmitidas pelo o sexo vaginal.
Reforço a minha ideia de que a mudança vem de casa, e principalmente da escola por meio da educação sexual, mas infelizmente temos ainda muitas barreiras para quebrar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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