pessoas que morreram por complicações da AIDS,uma conhecida IST.Na época,por volta
da década de 80-90,as Infecções sexualmente transmissíveis eram vistas como objeto de
vergonha e repúdio às pessoas que as portavam.Mas atualmente por mais que tenhamos
uma maior carga de informações,elas não são priorizadas pelas escolas,nem recebem
muita atenção da mídia.
A obtenção de informações a respeito da vida sexual deve ser adquirida
cedo,adolescentes bem informados serão adolescentes prudentes.Com uma boa base de
informações a respeito de contraceptivos e como as infecções são adquiridas,as chances
de se descuidarem cai bastante.É passível de observação que os jovens mais acometidos
por esta situação costumam estar em estado de vulnerabilidade ou que não tem o costume
de conversar abertamente com os pais sobre sexo,é aí que a escola torna-se
imprescindível.
Ao assistir algum filme ou série é muito comum ver adolescentes praticando
relações sexuais,mas o que pouco se fala é se esses adolescentes se protegeram durante
a relação,muitas vezes fica subentendido que eles não tomaram os devidos cuidados o que
é menosprezado por algumas produções cinematográficas.A mídia não chama a atenção
para isso,de que talvez os jovens reproduzam o que vejam,ainda mais com tanto sites
gratuitos com filmes e séries.
Em virtude dos fatos analisados,para resolver o problema de informação das
escolas,é aconselhável que o Ministério da Educação faça alterações na Base Comum
Curricular(BNCC),acrescentando aulas sobre educação sexual que poderiam ser
ministradas duas vezes ao mês.Já quanto a invisibilidade desse problema para a mídia,o
Ministério da Saúde em conjunto com os veículos midiáticos deveriam publicar propagandas
preventivas e criar um projeto que sirva para alertar os adolescentes e deixar claro que na
vida real as coisas não são como na ficção.Desse modo,com a mudança na BNCC e com
muito mais conhecimento sobre as ISTs é provável que o número de casos
diminuam,resolvendo o problema de infecção dos jovens brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada