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Por anaclara1864
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#64924
Na década de 80, tivemos um surto de AIDS no nosso país, era novo, ninguém sabia ao certo o que era. Atualmente com a taxa de pessoas portadoras de DSTS menor, não significa que foi controlado totalmente. Muitas pessoas portadoras da doença que nem mesmo sabem, acabam não usando o preservativo na hora do ato sexual. Por muitas vezes a maioria das pessoas usam preservativos na intenção de prevenir uma gravidez indesejada, e acabam esquecendo que o parceiro (a) pode ser portador da doença. Encontramos preservativos em postos de saúde sem pagar R$1,00 e isso já nos ajuda, sem desculpa para não nos protegermos. Há casos de casais que já realizaram exames e sabem que não são portadores da doença, nesse caso podem realizar o ato sexual sem preservativo e preocupação. Também há casos de pessoas maldosas, que sabem que são portadores da doença, e mesmo assim praticam os atos sexuais sem proteção com diversas pessoas. Vejo que, a resolução desse problema seria a educação sexual nas escolas. Ao contrário do que muitos pensam, a educação sexual não ensina a criança a de fato realizar o ato, mas sim a desde pequenos terem consciência de usarem preservativos para evitar essas doenças que agem tão radicalmente no nosso corpo. Isso seria ensinado para as crianças de uma forma natural e consciente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por Mariapaiva08
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#64929
Oi tudo bem? Sua redação não seguiu as normas de escrita de uma dissertativa, você precisa relacionar seus argumentos, além de que sua dissertativa aparenta ter apenas 3 parágrafos o que não é o requisitado no ENEM.
Tente buscar organizar as informações dos seus parágrafo, você fez bem em botar um acontecimento histórico na introdução porém não consegui identificar sua tese.
Pesquise e estude as estruturas de uma dissertativa, também percebi primeira pessoa em sua redação o que é proibido para esse modelo.
Ademais, procure não usar palavras como "pessoas, "coisas" e gerundismo.
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