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O aumento das doenças sexualmente transmissíveis é decorrente de diversos fatores, entre eles está a ausência do uso de preservativo durante as relações sexuais, a falta de conhecimento e diálogo sobre o assunto, que é considerado um TABU pela sociedade.
De acordo com pesquisas feitas pelo órgão responsável pela saúde pública, o fato de jovens não usarem preservativos se dá pelo fato de não saberem manuseá-lo e concluírem que não haverá prazer, sendo importante a educação sexual para jovens e adolescentes, pois sem o uso de preservativos à possibilidade de uma gravidez, além de doenças, sendo ainda mais prejudicial para a saúde da cidadã, pois dependendo da doença, pode passar de mãe para filho.
A educação sexual, ao contrário do que uma amostra da sociedade acha, não trata-se do ensino a prática de atos sexuais, mas sim auxiliar os jovens na proteção correta caso haja a prática de relações sexuais, e no caso de crianças, ensiná-las a identificar cenas de abuso e toques indevidos em seu corpo. A falta de conhecimento sobre o assunto, faz com que o índice de doenças sexualmente transmissíveis aumente a cada ano, como mostra os dados coletados pelo Ministério de Saúde, onde evidencia que 40 mil novos casos de DST são diagnosticados por ano no Brasil.
Portanto, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde devem implementar a educação sexual na grade curricular das instituições brasileiras, visando uma fonte segura de informações sobre DST, atos sexuais e como identificar cenas de abuso, além de investirem em campanhas que mostre de forma clara e direta como a doença afeta o indivíduo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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