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#54466
É indubitável, que as DST's tem aumentado de forma considerável entre os jovens brasileiros. Isso ocorre devido ao tabu de discutir esses assuntos com os pais e a falta de aulas sobre educação sexual nas escolas.
Em pleno século XXI, é inaceitável que a educação sexual, seja um tabu tão grande na sociedade. Na década de 90, a morte dos cantores Cazuza e Renato Russo serviram de alerta quanto aos perigos de contrair uma doença sexualmente transmissível, logo, é necessário que este assunto seja tratado de forma séria.
Da mesma maneira, não haver, não haver uma disciplina sobre educação sexual nas escolas provoca uma lacuna muito grande de conhecimento, visto que, os jovens poderiam tirar suas dúvidas e serem orientados através dessa disciplina.
Em vista dos fatos elencados, surge que medidas sejam tomadas. Dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação junto com o Ministério da Saúde, em parceria com as mídias, promovam propagandas de televisão, com a finalidade de conscientizar os jovens sobre os perigos das DSTs , além disso, devem ser implantadas aulas de educação sexual nas escolas, com o objetivo de proteger esta população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#54877
Não é incômodo nenhum. Vou corrigir assim que possível :)
De fato, há muito o que melhorar, mas 680 já é uma nota relativamente boa. Com um pouco mais de prática, você vai longe!
#55280
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @xxvitoria

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

É indubitável, que as DST's tem têm (1) aumentado de forma considerável entre os jovens brasileiros (2). Isso ocorre devido ao tabu de discutir esses assuntos com os pais e a à falta de aulas sobre educação sexual nas escolas (3).
Em pleno século XXI, é inaceitável que a educação sexual, seja um tabu tão grande na sociedade. Na década de 90, a morte dos cantores Cazuza e Renato Russo serviram serviu (4) de alerta quanto aos perigos de contrair uma doença sexualmente transmissível (5), logo. (6) Logo, é necessário que este assunto seja tratado de forma séria.
Da mesma maneira, não haver, não haver uma disciplina sobre educação sexual nas escolas provoca uma lacuna muito grande de conhecimento, visto que, os jovens poderiam tirar suas dúvidas e serem orientados através por meio (7) dessa disciplina. (8)
Em vista dos fatos elencados desses fatos, surge que medidas sejam tomadas (9). Dessa forma, é necessário que o Ministério da Educação (agente), junto com o Ministério da Saúde (agente), em parceria com as mídias (agente), promovam (10) propagandas de televisão (ação), com a finalidade de conscientizar os jovens sobre os perigos das DSTs (finalidade) (11), além disso. Além disso, devem ser implantadas aulas de educação sexual nas escolas (ação), com o objetivo de proteger esta essa população (finalidade). (12)

Observações:
(1) Quando o sujeito está no plural ou possui dois núcleos, o correto é "têm", com acento circunflexo.
(2) Desenvolva um pouco mais a problematização.
(3) Muito bem! Antecipar os próprios argumentos fortalece o projeto de texto?
(4) O núcleo do sujeito é "morte", no singular.
(5) Bom repertório!
(6) Aprofunde o argumento antes de fazer o fechamento.
(7) "através" não tem exatamente esse sentido. Prefira "por meio de", "por intermédio de", "mediante" ou "a partir de".
(8) Faltaram o aprofundamento e o fechamento.
(9) De preferência, retome a sua tese aqui.
(10) O sujeito é "o Ministério da Saúde"; o núcleo é, portanto, "Ministério", no singular.
(11) Faltaram o meio e o detalhamento à sua proposta mais completa, que é a primeira.
(12) De preferência, conclua o texto com um fechamento. Retome um repertório se possível.

Notas:
C1 - 120
Justificativa: há alguns desvios gramaticais e algumas falhas na estrutura sintática.
C2 - 160
Justificativa: o repertório do D1 é legitimado e pertinente, mas não produtivo. Faltou aprofundar o argumento a partir dele.
C3 - 120
Justificativa: há alguns problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 160
Justificativa: boa articulação, com poucas inadequações.
C5 - 120
Justificativa: proposta mais completa com apenas três dos cinco elementos necessários.

Total - 680
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!
Obs: seu texto está longe de ser perfeito, mas foi uma correção agradável.


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
através x por meio de: shorturl.at/fhEF8

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
#55283
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Concordância verbal (opcional): concordancia-verbal-c1-t15052.html

Competência 2
Repertório sociocultural: repertorio-sociocultural-c2-t15074.html

Competência 3
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Lógica da argumentação (opcional): logica-da-argumentacao-c3-t15124.html

Competência 5
Proposta de intervenção: proposta-de-intervencao-c5-t15145.html

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