De início, com o elevamento da população idosa e menos jovens, resulta em mais gastos na aposentadoria á serem pagas e menos trabalhadores para reembolso do INSS. Nesse sentindo, segundo filósofo Aristóteles, "a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade". Diante desse nexo, observa-se a deficiência econômica que é causa da falta de estabilidade no país, desde que não há meios suficientes financeiros para promover a todas as essas pessoas, ou seja, quanto mais um indivíduo vive, mais a uma desestruturação econômica a ele.
Além disso, com ampliação da expectativa de vida dos brasileiros, o uso de gastos com a saúde pública eleva ainda mais. Com isso, pessoas com idades mais avançadas requerem mais cuidados, por terem mais tendências de serem vítimas de doenças, como diabetes, AVC, cardiovasculares e entre outros. Dessa maneira, as despesas medicinais crescem.
Portanto, conforme os fatos mencionados, medidas devem ser necessárias. Para isso, o Governo deve fazer uma reforma na previdência, aumentando o tempo de contribuição gradualmente, cortando também gastos desnecessários e privilégios políticos, para quê a economia concretizem um equilíbrio. Ademais, é fundamental que o Ministério da Saúde, providencie campanhas através das mídias, que auxiliem as pessoas a como manter uma vida saudável, por exemplo, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada. Com isso, ajudará que na idade mais avançada não haja problemas de saúde. Trazendo assim o controle dos desafios do aumento da expectativa de vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.