Diante desse cenário é válido destacar a negligência familiar como uma peça-chave desse problema. Para Talcott Parsons, sociólogo estadunidense, a família - enquanto instituição social - tem papel fundamental na formação dos indivíduos. Com a alta pobreza de baixas classes do nosso pais podemos observar que cada vez mais crianças estão fora do ciclo escolar influenciadas pelos próprios pais que deveriam ser os principais influenciadores da educação dos seus filhos, porém muitos pais não ver outra opção a não ser retirar seus filhos das escolas para ajudarem nas contas de casa algo totalmente errado e ilegal tirando assim o direito da criança e do adolecente de receber o devido ensinamento que os institutos de ensino fornecem. Logo, denuncia-se o fato de que, devido à negligência familiar, as crianças e os adolescentes não gozam da educação.
É válido discorrer, acerca da inoperância do Estado como um fator coadjuvante que tonifica o aumento da evasão escolar. A esse respeito Gilberto Dimenstein afirma em sua obra Cidadão de Papel que a legislação brasileira é ineficaz, muitas vezes não se concretiza na prática. Diante de tal exposto, mesmo que o Estado tenha o dever de fornecer uma educação de qualidade a população não está sendo realizado com eficácia, pelo fato de que uma das principais causas do abandono escolar está ligado a falta de transporte para levá-las a escola, tendo assim a impossibilidade de frequentar regularmente o liceu. Percebe-se que o Estado posterga seu dever que deveria ser exercido no sistema educacional.
Portanto, a evasão escolar precisa ser mitigada. Para tanto, urge que as escolas -responsável pela propagação do saber- crie palestra, a fim de conscientizar os pais da importância da educação na vida dos seus filhos. Paralelamente, é importante que o Estado disponibilize verbas para a compra e melhoria dos transportes das crianças. Com isso o Brasil se tornará um país que garante a ampla defesa dos direitos fundamentais a seus cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.