Indubitavelmente, a inoperância Estatal é de extrema relevância quando tratamos de evasão escolar. Para o filósofo Thomas Hobbes "O Estado deve garantir o bem estar do cidadão", na realidade brasileira isto não acontece, visto que o modo de ensino nas escolas não agrada mais os estudantes, isto faz com que cada vez mais eles abandonem a instituição. Se faz necessária à mudança no modo em que se é passada a educação para os alunos, para que se aumente a vontade de frequentar as aulas.
Ademais, o desinteresse gerado pela pandemia também contribui para esse aumento. De acordo com o relatório da organização Todos Pela Educação, cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos, estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021. Isto nos mostra o grave efeito que a pandemia teve sobre a educação, muitos jovens não acharam interessante assistir aulas on-line e até as consideravam chatas, o que justifica o crescimento do abandono aos estudos.
Diante do exposto, fica evidente à necessidade da adoção de medidas que visem diminuir a evasão escolar no Brasil. Portanto, cabe ao Estado promover uma educação envolvente aos alunos, por meio do ensino integral ou aulas lúdicas e participativas, com finalidade de ampliar o interesse educacional dos estudantes, assim podendo desenvolver as habilidades dos jovens por meio de atividades diferentes e aumentar o interesse dos mesmos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.