Diante desse cenário, deve-se ressaltar a negligência estatal como um dos impulsionadores do aumento da evasão nacional no Brasil. Nessa perspectiva, o governo de Juscelino Kubitschek no plano de ação "Cinquenta Anos em Cinco", visava melhorar o país, investindo na educação, na alimentação, na energia, entre outros aspectos. Em vista disso, o governo atual, ainda não prioriza os investimentos em escolas, fazendo com que se perca o interesse do estudante em ficar na escola. Logo é inaceitável que essa situação perdure em nosso país.
Ademias, a ilação da negligência governamental é o ensino desatualizado. Em sua canção "Estudo Errado" o rapper Gabriel o Pensador fala que as matérias escolares são desinteressantes e desatualizadas, fazendo com que o aluno use o método "decoreba" para aprender, sendo que na realidade não funciona. Nesse contexto, há de se perceber a intrínseca relação com o aumento da evasão escolar no Brasil, pois atualmente o ensino continua desatualizado e pouco interessante. Dessa forma, é inadmissível que os indivíduos se tornem mais vulneráveis.
Interfere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas da negligência estatal e o ensino desatualizado. Para isso, é necessário que o Ministério Público, órgão responsável pela defesa de interesses sociais, pressione o estado a fim de exigir investimento em escolas públicas. Outrossim, cabe as escolas, por meio de palestras ou redes sociais, atualizar os seus métodos de ensino, para ajudar e atrair os estudantes para a escola. Desse modo, espera-se uma sociedade mais justa e igualitária como na obra "Utopia".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada