• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#66887
"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles." A afirmação atribuída pela filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode facilmente se aplicar ao aumento da criminalidade contra crianças. Já que mais escandalosa que a ocorrência ao abuso juvenil é o fato da população se habituar a essa realidade. Sob tal ótica o que se observa nessa realidade hodierna é o abuso infantil e a criminalidade estabelecida entre os adolescentes, sendo assim um dos assuntos mais polêmicos do século XXI. Logo medidas devem ser tomadas de modo a resolver tal impasse.

Precipuamente, é fulcral pontuar que esse mal caracteriza-se pelo ato de agredir ou persuadir uma criança, pois o abuso infantil ocorre em maior escala pelos próprios responsáveis do individuo. Nesse sentido vale ressaltar o anime "Satsuriko no tenshi" em quê o protagonista Zack é persuadido pela sua própria família e forçado a fazer trabalhos domésticos e pesado desde a infância, se tornando um assim um maníaco na fase adultas. Nota-se então, que jovens e adolescentes que furtam ou se envolvem em crimes já sofreram algum trauma quado criança.

Ademais, outro fator a salientar é a criminalidade estabelecida entre os adolescentes, pois uma das principais causas do envolvimento de jovens e crianças com o mundo do crime está relacionado a estrutura familiar, traumas e abusos durante a infância, levando a muitos por optar a morar nas ruas para evitar novas formas de agressões dentro de suas casas. Desse modo, pode dizer que cerca de 75% desses jovens infratores são usuários de drogas segundo pesquisas feitas pela CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Logo nota-se que medidas devem ser estabelecidas para resolver tal problema.

Diante do exposto, é possível afirmar que o abuso infantil e a criminalidade estabelecida são problemas que carecem de solução. Nesse sentido, necessita-se que o governo federal direcione a capital que, por intermédio de campanhas, será revertido em conscientizar a população sobre a importe do combate a desfloração juvenil e as transgressões dos adolescentes. Tal campanha será concretizada através de Palestras lúdicas, propagandas midiáticas e redes sociais, como, por exemplo, Facebook e Instagram. Dessa maneira, teremos uma sociedade mais solidaria e compassiva e por fim teremos adolescentes mais passivo e saudáveis, para alcançamos um país melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 125

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 175

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 145

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#66918
Lune escreveu:"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles." A afirmação atribuída pela filósofa francesa Simone de Beauvoir, pode facilmente se aplicar ao aumento da criminalidade contra crianças. Já que mais escandalosa que a ocorrência ao abuso juvenil é o fato da população se habituar a essa realidade. Sob tal ótica o que se observa nessa realidade hodierna é o abuso infantil e a criminalidade estabelecida entre os adolescentes, sendo assim um dos assuntos mais polêmicos do século XXI. Logo medidas devem ser tomadas de modo a resolver tal impasse.
Introdução perfeita(para mim)
Lune escreveu:" Precipuamente, é fulcral pontuar que esse mal caracteriza-se pelo ato de agredir ou persuadir uma criança, pois o abuso infantil ocorre em maior escala pelos próprios responsáveis do individuo. Nesse sentido vale ressaltar o anime "Satsuriko no tenshi" em quê o protagonista Zack é persuadido pela sua própria família e forçado a fazer trabalhos domésticos e pesado desde a infância, se tornando um assim um maníaco na fase adultas. Nota-se então, que jovens e adolescentes que furtam ou se envolvem em crimes já sofreram algum trauma quado criança.
voce apresenta o tema introduz o repertorio pra compravar o que tu diz porém tu n argumenta (como isso acontece o porque ...)

lune esses seus desenvolvimentos estao mt curto.
"Precipuamente, é fulcral pontuar que esse mal caracteriza-se pelo ato de agredir ou persuadir uma criança, pois o abuso infantil ocorre em maior escala pelos próprios responsáveis do individuo."
"
retomou a tese certinha.
"Nesse sentido vale ressaltar o anime "Satsuriko no tenshi" em quê o protagonista Zack é persuadido pela sua própria família e forçado a fazer trabalhos domésticos e pesado desde a infância,se tornando um assim um maníaco na fase adultas. "
apresenta o repertorio e contextualiza-o.
Nota-se então, que jovens e adolescentes que furtam ou se envolvem em crimes já sofreram algum trauma quado criança.
encaminhação da argumentação porem falta a mesma e a arrematação, tenta escrever mais linhas , tenta primeiro masterizar as partes da argumentação dps tu tenta diminuir as letras
Lune escreveu:" Ademais, outro fator a salientar é a criminalidade estabelecida entre os adolescentes, pois uma das principais causas do envolvimento de jovens e crianças com o mundo do crime está relacionado a estrutura familiar, traumas e abusos durante a infância, levando a muitos por optar a morar nas ruas para evitar novas formas de agressões dentro de suas casas. Desse modo, pode dizer que cerca de 75% desses jovens infratores são usuários de drogas segundo pesquisas feitas pela CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Logo nota-se que medidas devem ser estabelecidas para resolver tal problema.
voce apresenta o tema introduz o repertorio pra compravar o que tu diz porém tu n argumenta (como isso acontece o porque ...)

Diante do exposto, é possível afirmar que o abuso infantil e a criminalidade estabelecida são problemas que carecem de solução [Retomada da tese]. Nesse sentido, necessita-se que o governo federal [AGENTE] direcione a capital que [AÇÃO], por intermédio de campanhas [MODO/MEIO],será revertido em conscientizar a população sobre a importe do combate a desfloração juvenil e as transgressões dos adolescentes.[FINALIDADE] Tal campanha será concretizada através de Palestras lúdicas, propagandas midiáticas e redes sociais, como, por exemplo, Facebook e Instagram [DETALHAMENTO]. Dessa maneira, teremos uma sociedade mais solidaria e compassiva e por fim teremos adolescentes mais passivo e saudáveis, para alcançamos um país melhor.

CONCLUSÃO PERFEITA
#67326
Oie, demorei mas cheguei rs. :D :mrgreen:
Irei tentar apontar o máximo de observações que eu conseguir, contudo, não se sinta obrigado(a) a concordar com todas. Ainda, não sou "expert" em gramática, então provavelmente não trarei cada detalhezinho da COMP I.

OBSERVAÇÕES
ELEMENTOS DO TEXTO
COMENTÁRIOS

********INTRODUÇÃO********

"O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles." A afirmação atribuída pela filósofa francesa Simone de Beauvoir, (essa vírgula não seria necessária aqui, quebra a sua ideia) pode facilmente se aplicar ao aumento da criminalidade contra crianças. (Esse trecho aqui poderia ter sido continuado no seguinte. Com esse ponto você quebrou a linha de raciocínio) Já que mais escandalosa que a ocorrência ao abuso juvenil é o fato da população se habituar a essa realidade. Sob tal ótica o que se observa nessa realidade hodierna é o abuso infantil e a criminalidade estabelecida entre os adolescentes, sendo assim um dos assuntos mais polêmicos do século XXI. Logo medidas devem ser tomadas de modo a resolver tal impasse. (Aconselharia guardar essa última frase para o fim do D1 ou D2, como o fechamento deles. Observe que você já determinou o problema e sua linha argumentativa na frase anterior, não seria preciso falar mais.)


OBSERVAÇÕES: Você trouxe todos os elementos necessários para a introdução, parabéns! Além disso, apresentou uma referência super pertinente, e que eu particularmente adorei :3 Também lembrou de acrescentar quem era Simone de Beauvoir, o que é ótimo, demonstra a autoridade da referência. Minhas ressalvas são: faça mais usos dos conectivos, sempre tentando iniciar todas as novas frases com algum recurso coesivo. Como apontei acima, meu maior incômodo foi com a construção das suas frases. Uma alternativa, seria:

A máxima da filósofa francesa Simone de Beauvoir pode facilmente se aplicar ao aumento da criminalidade contra crianças, tendo em vista que, por mais escandalosa que seja a ocorrência ou abuso juvenil, é corriqueiro da população se habituar a essa realidade.
Sob tal ótica, o que se observa hodiernamente é o abuso infantil e a criminalidade estabelecida entre os adolescentes, sendo assim, um dos assuntos mais polêmicos do século XXI.



********DESENVOLVIMENTO 1********

Precipuamente, é fulcral pontuar que esse mal caracteriza-se pelo ato de agredir ou persuadir uma criança, pois o abuso infantil ocorre em maior escala pelos próprios responsáveis do individuo. (Tópico frasal) Nesse sentido vale ressaltar o anime "Satsuriko no tenshi" em quê o protagonista Zack é persuadido pela sua própria família e forçado a fazer trabalhos domésticos e pesado desde a infância, se tornando um assim um maníaco na fase adultas.(Referência) (Argumentação/Defesa do ponto de vista ????) Nota-se então, que jovens e adolescentes que furtam ou se envolvem em crimes já sofreram algum trauma quado criança. (Fechamento do parágrafo)

OBSERVAÇÕES: Como o colega disse acima na correção que fez, faltou argumentação. Você destrincha mais seu argumento, traz uma ótima referência (super original, adorei), e quando o leitor espera uma comprovação de tudo, você nos deixa só na expectativa :(


********DESENVOLVIMENTO 2********

Ademais, outro fator a salientar é a criminalidade estabelecida entre os adolescentes, pois uma das principais causas do envolvimento de jovens e crianças com o mundo do crime está relacionado a estrutura familiar, traumas e abusos durante a infância, levando a muitos por optar a morar nas ruas para evitar novas formas de agressões dentro de suas casas. Desse modo, pode dizer que cerca de 75% desses jovens infratores são usuários de drogas segundo pesquisas feitas pela CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Logo nota-se que medidas devem ser estabelecidas para resolver tal problema.

OBSERVAÇÕES: Cuidado com frases imensas! O tópico frasal deve ter pelo menos 1 a 2 linhas. Nesse senti um pouco mais de posicionamento, mas a mistura com tópico frasal deixou o parágrafo meio confuso.
Eu faço assim:
TÓPICO FRASAL >> ALUSÃO/REPERTÓRIO >> ARGUMENTAÇÃO >> FINALIZAÇÃO

********CONCLUSÃO********

Diante do exposto, é possível afirmar que o abuso infantil e a criminalidade estabelecida são problemas que carecem de solução. Nesse sentido, necessita-se que o governo federal direcione a capital que, por intermédio de campanhas, será revertido em conscientizar a população sobre a importe do combate a desfloração juvenil e as transgressões dos adolescentes. Tal campanha será concretizada através de Palestras lúdicas, propagandas midiáticas e redes sociais, como, por exemplo, Facebook e Instagram. Dessa maneira, teremos uma sociedade mais solidaria e compassiva e por fim teremos adolescentes mais passivo e saudáveis, para alcançamos um país melhor.

OBSERVAÇÕES: A sua proposta apresenta 1- Ação, 2- Agente, 3- Modo/Meio, 4- Finalidade, 5- Detalhamento. Apresenta os 5 elementos, mas acho que você poderia ter feito um detalhamento melhor. Além disso, você traz ótimos argumentos mas no fim só fala em conscientizar a população. Não é uma proposta de intervenção meio simples demais?


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em geral, seus maiores desvios são: construção de frases (COMP1), emprego da vírgula (COMP1), conectivos e ligação entre os períodos (COMP4), argumentação (COMP3) e detalhamento da proposta de intervenção (COMP5)
Qualquer coisa, só me mencionar que tentarei ajudar.
Se eu errei qualquer coisa e você discorda, perdão ;)

De acordo com a Primeira Lei de Newton, um corpo e[…]

Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM