• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#64627
Democratização do acesso à leitura no Brasil
O atual cenário da leitura no Brasil é medido da seguinte forma: aqueles que possuem acesso às novas tecnologias têm mais disponibilidade aos mais recentes lançamentos do mercado literário, enquanto os que possuem uma renda inferior estão "condenados" a comprar livros em sebos e livrarias desatualizados, dentre eles, crianças e jovens são o grupo mais afetado por lidarem com essa tecnologia que resume a história de seus contos e romances favoritos e, ao mesmo tempo faz com que eles busquem por literaturas mais compactas.
A Bienal do Livro, evento que ocorre a cada dois ou quatro anos no Rio de Janeiro e em São Paulo, apresenta diversos tipos de atração, ou melhor, atrações, desde os tradicionais estandes de livros a entrevistas e "podcasts" com escritores e artistas importantes da música popular brasileira e jogos interativos, sempre contando com a presença de milhares de brasileiros a cada uma de suas edições.
Esse fator é positivo, entretanto, é preciso tornar a literatura impressa atrativa ou atraente tanto para o público infantil quanto ao infanto-juvenil, tendo em vista os fatos de que algumas escolas e vestibulares nacionais exigem ainda a leitura de obras literárias físicas e também, vale apontar, pode auxiliar na alfabetização e estímulo da criatividade em crianças de até dez anos de idade.
Logo, é importante que haja a construção de mais bibliotecas públicas no país junto a campanhas de incentivo à leitura como a "Leia para uma criança" do banco Itaú, ler para os filhos pequenos e em intervalos, fazer uma roda da leitura nas escolas e colocar preços populares em eventos culturais do gênero.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#64632
Sua introdução está fraca, tendo em vista que uma boa articulação não foi usada.
Proucure faze-la assim: Contexto + Tema + Tese.

Seu Desenvolvimento 1 e 2 estão falhos e sem informação.

E sua Conclusão está errado, segundo as regras do Enem.
Estruture os assim: Quem vai fazer + O que vai fazer + Como + Para quê

jherodrigues , Deivid16 , Bom, em algumas parte[…]

Reflexos da tela preta

jherodrigues , simplesmente adorei sua corre&cced[…]

Sabe-se que, a inclusão é um tema re[…]

O racismo no Brasil, é um empecilho desde o[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM