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Segundo o poeta Cazuza "eu vejo o futuro repetir o passado", o baixo índice de leitura no Brasil é um problema da atualidade e não é novo. Desde a época do Brasil colônia, é uma realidade no país. Ainda na contemporaneidade, as dificuldades persistem, seja por falta de dinheiro ou por ausência de incentivo por parte da família e da escola.
O baixo índice de leitura no Brasil deve-se, em parte, à dificuldade de acesso aos livros por uma parcela da população.
Convém ressaltar que a falta de dinheiro está entre as causas da problemática, já que livro é um item caro e o atual governo nem pensa em barateá-lo, pelo contrário, pensa em aumentar os impostos sobre livros, elevando ainda mais o preço do mesmo.
Outro ponto de grande relevância é a ausência de incentivo à leitura por parte da família e da escola, fazendo com que os jovens fiquem cada vez menos interessados por essa atividade.
Sendo assim, é necessário que o MEC (Ministério da Educação), juntamente com o Ministério da Economia, invistam em programas de incentivo à leitura desde a educação infantil e pensem em maneiras de diminuir o preço dos livros. Nesse sentido, a intenção dessas medidas é promover o aumento do índice de leitura no Brasil, ações iniciadas no presente e que são capazes de modificar o futuro do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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