• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Isahla14
#70679
No filme “O diabo veste Prada”, a protagonista Andrea Sachs, é submetida a situações de constante assédio moral em seu local de trabalho, onde sua chefe a agredia verbalmente, assim como a humilhava. Saindo da ficção, percebemos que a realidade de diversos trabalhadores não está tão distante quanto a de Andrea, diversos empregados sofrem de abusos de seu empregador seja por seu gênero, raça ou hierarquia do cargo. Sabendo que a sociedade atual carece de informações a respeito do assunto, as consequências e causas desses atos devem ser discutidas de modo a mitigar os males causados relativos a essa temática.

Em primeiro lugar, é relevante destacar que a hierarquia das profissões é um dos principais causantes do assédio moral, onde garis, faxineiros, guardas e mais são inferiorizados em relação a outros trabalhadores como médicos e advogados. Essa superioridade se dá, muitas vezes, por uma imagem criada pela própria sociedade durante o processo histórico da construção social e cultural do país. Muitos empregados que passaram por diversas humilhações e agressões verbais saem com uma série de problemas, como: depressão, ansiedade, hipertensão e gastrite. Mostrando-nos que o assunto pode desencadear diversos outros problemas que podem vir a se transformar em algo pior e mais sério.

Como produto de uma sociedade influenciada por valores históricos culturais, encontramos populações trabalhistas que se vêm impedidas de denunciar situações de assédio moral pelo simples fato de incompreensão e desconhecimento sobre o assunto. Como resultado, temos atualmente, um grande número de empregadores que se usufruem dessa falta de entendimento por parte dos empregados, e consequentemente uma alta taxa de trabalhadores submissos a essas situações de abuso. A falta de acesso a esse conhecimento, nos leva a refletir e discutir razões em prol de uma resolução.

É fundamental, dessa forma, buscar alternativas que combatam as causas de assédio moral no trabalho para que alcancemos uma grade de trabalhadores dignos e cientes de seus direitos. Para isso, é dever no Ministério do Trabalho, por meio das mídias, divulgar informações sobre o assédio moral, assim como canais de denúncias, para que as classes de trabalhadores atingidos por essa temática reconheçam e denunciem os abusos. Ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde deveria promover e oferecer apoio mediante as consultas psicológicas para aqueles que saíram com inseguranças cuja fonte é o assédio. A fim de amenizar a taxa de trabalhadores que são injustiçados da mesma maneira que Andrea Sachs, do famoso filme “O diabo veste Prada”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

O Brasil tem enfrentado sérios problemas no[…]

* A acrescente **** No início do texto.

O Brasil tem enfrentado, com frequência, pro[…]

Livex pode corrigir por favor

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM