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Por Samuelsa
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a segurança no trabalho como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não se tem reverberado com ênfase, na prática quando se observa o assédio moral praticado no serviço público, onde, a humilhação é recorrente no ambiente de trabalho, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeiro lugar, pode-se mencionar que, Segundo Émile Durkheim, sociólogo francês, “Os fatos sociais podem ser normais ou patológicos”. Seguindo essa linha de raciocínio, observa-se que um ambiente patológico, em crise, rompe toda a harmonia social, visto que um sistema corrompido não favorece o progresso coletivo. Esse fato é recorrente quanto ao assédio moral, pois o funcionário é recorrentemente humilhado e sobrecarregado de tarefas das quais não consegue conciliar. Todavia, essa ação está ligada a prática da corrupção dentro das empresas e quando determinado funcionário repudia tal feito, logo, esse apresentará ameaça aos chefes, o qual forçara a demissão desse funcionário, no entanto, a resistência do subordinado causara prejuízos a ele como o desenvolvimento de doenças psicossomáticas.

Contudo, é fundamental apontar a falta de fiscalização pela justiça do trabalho, como impulsionador de assédio moral no Brasil. Dados de pesquisa feita pela Folha de São Paulo em 2011, mostra que 76% dos funcionários de determinada empresa pública sofrem ou sofreram dessa prática e entre esses 35% são mulheres. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Ministério do trabalho, por intermédio do poder legislativo, desenvolvam leis efetivas que façam os praticantes de assédio moral no serviço público pagar indenizações, a fim de diminuir essa prática inaceitável e respeitar o artigo 6 da constituição federal. Ademais, as mídias, através de propagandas, conscientizar e tentar encorajar os sofredores dessa ação a denunciarem e recorrerem à lei para terem seus direitos justiçados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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