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Por paolapor
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O artigo 146 do Código penal, protege as pessoas contra o constrangimento em qualquer situação, tanto por grave ameaça ou violência. No entanto, mesmo com a existência dessa norma, os comportamentos abusivos e situações humilhantes no ambiente de trabalho, ainda é comum. Logo, a ausência de informações sobre a real situação presenciada e a diferença dos cargos no ambiente de trabalho, são motivos que dificultam a descontinuação de fatos vergonhosos.
Outrossim, é fundamental destacar a importância das pessoas saberem do que se trata a impertinência no trabalho, algo comum e pouco falado dentro da sociedade. Desse modo, a maioria da população que presencia ações humilhantes, não reconhecem a gravidade da situação impetuosa. Por certo, o artigo 5º da Constituição Federal de 1988, inciso X, defende o dano moral, material e a imagem das pessoas, quesitos essenciais para a vida privada. Assim, é presente a falha em situações de convivência, referente a má educação de quem comete essas violações.
Se deve compreender, evidentemente, a desigualdade nas funções no local do trabalho. Com isso, o funcionário ou até mesmo o proprietário se vê na obrigação de ofender quem exerce um cargo inferior. Afinal, Karl Marx defendia a luta de classes na história da sociedade. Portanto, quem atua em um determinado cargo superior ao de qualquer pessoa, deveria servir de exemplo e ajudar ao invés de humilhar.
Por conseguinte, o assédio moral no ambiente de trabalho deve ser minimizado. Dessa maneira, a família que é influência na educação individual, deve ensinar sobre o constrangimento moral, assim, mais pessoas iriam pensar antes de dizer algo para o próximo, para não ocorrer injúria. As instituições educacionais, necessita atualizar a sociedade sobre a gravidade de ações humilhantes, com isso, o artigo 146 do Código penal, seria menos utilizado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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