• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#75778
Segundo o artigo 220 da constituição federal de 1988, a liberdade de expressão é um direito civil que será vedado em caso de anonimato. Com a expansão do acesso as novas tecnologias da informação e comunicação diversas pessoas tem a oportunidade de exercer o seu benefício; porém, em isoladas situações, quando a opinião desse indivíduo de determinado grupo, ele poderá sofrer represálias.
É evidente que o meio virtual vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas e com isso a exposição também cresce. A carta constitucional assegura todo aquele que queira se expressar, no entanto diversos usuários fazem uso das redes para propagação da cultura do cancelamento, prejudicando social e psicologicamente aqueles que são cancelados. Há casos em que essa prática afeta outras áreas da vida das vítimas, como a cantora brasileira Luísa Sonza que foi acusada de trair seu ex-marido, sofreu o linchamento virtual e perdeu diversos seguidores e visualizações em suas músicas.
Além disso, na série norte-americana "Black Mirror" é perceptível todos os malefícios do uso exagerado da tecnologia; em determinado episódio a protagonista musa toda sua vida para se encaixar no padrão socialmente imposto, já que aqueles que não seguem tais normas são impedidos de frequentar determinados ambientes e perdem todo o prestígio social. Haja vista que a série estadunidense faz uso dos exageros, ainda é notória semelhanças com a sociedade atual, pois aquele que possuir uma posição diferente da maioria será vigiado e punido.
Portanto, é forçoso que o Estado tome providências para abrandar o quadro atual. Para conscientização da população brasileira se faz necessário que o Ministério da Educação e Cultura formule, através de verbas governamentais, campanhas com o objetivo de alertar a comunidade sobre os diversos riscos ao se destilar ódio virtualmente. Somente dessa maneira cenas como da série televisionada não se tornarão habituais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#75779
Bealorrane escreveu:Segundo o artigo 220 da constituição federal de 1988, a liberdade de expressão é um direito civil que será vedado em caso de anonimato. Com a expansão do acesso ás novas tecnologias da informação e comunicação diversas pessoas tem a oportunidade de exercer o seu benefício; porém, em isoladas situações, quando a opinião desse indivíduo de determinado grupo, ele poderá sofrer represálias.
É evidente que o meio virtual vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas e com isso a exposição também cresce. A carta constitucional assegura todo aquele que queira se expressar, no entanto, diversos usuários recorrem às redes para propagação da cultura do cancelamento, prejudicando social e psicologicamente aqueles que são cancelados. Há casos em que essa prática afeta outras áreas da vida das vítimas, como a cantora brasileira Luísa Sonza que foi acusada de trair seu ex-marido, sofreu o linchamento virtual e perdeu diversos seguidores e visualizações em suas músicas.
Além disso, na série norte-americana "Black Mirror" é perceptível todos os malefícios do uso exagerado da tecnologia; em determinado episódio a protagonista musa toda sua vida para se encaixar no padrão socialmente imposto, já que aqueles que não seguem tais normas são impedidos de frequentar determinados ambientes e perdem todo o prestígio social. Haja vista que a série estadunidense recorre aos exageros, ainda são notórias as semelhanças com a sociedade atual, pois aquele que possuir uma posição diferente da maioria será vigiado e punido.
Portanto, é forçoso que o Estado tome providências para abrandar o quadro atual. Para conscientização da população brasileira se faz necessário que o Ministério da Educação e Cultura formule, através de verbas governamentais, campanhas com o objetivo de alertar a comunidade sobre os diversos riscos ao se destilar ódio virtualmente. Somente dessa maneira cenas como da série televisionada não se tornarão habituais.
#76036
Olá @Bealorrane. Aqui está minha correção

Segundo o artigo 220 da [1]constituição federal de 1988, a liberdade de expressão é um direito civil que será vedado em caso de anonimato. Com a expansão do acesso as novas tecnologias da informação e comunicação[2] diversas pessoas tem a oportunidade de exercer o seu benefício; porém, em isoladas situações, quando a opinião desse indivíduo de determinado grupo, ele poderá sofrer represálias.

[1] – Todo repertório deve ser escrito com letra maiúscula
[2] – Falta de vírgula
→ Sua introdução não apresenta a tese


[3]É evidente que o meio virtual vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas e com isso a exposição também cresce. A [1]carta constitucional assegura todo aquele que queira se expressar, [4]no entanto[2] diversos usuários fazem uso das redes para propagação da cultura do cancelamento, prejudicando social e psicologicamente aqueles que são [5]cancelados. [6]Há casos em que essa prática afeta outras áreas da vida das vítimas, como a cantora brasileira Luísa Sonza que foi acusada de trair seu ex-marido, sofreu o linchamento virtual e perdeu diversos seguidores e visualizações em suas músicas.

[3] – Ainda que o meio virtual é algo bastante conhecido, tente não utilizar termos como “É evidente” ou “É notório” pois eles caracterizam uma generalização
[4] - Substitua essa vírgula por um ponto
[5] - Coloque o termo "cancelado" entre aspas, pois é um neologismo
[6] - Falta de conectivo
→ Ao final de seu D1, escreva um período que possa “fechar” as ideias apresentadas


Além disso, na série norte-americana "Black Mirror"[2] [3]é perceptível todos os malefícios do uso exagerado da tecnologia; em determinado episódio a protagonista musa toda sua vida para se encaixar no padrão socialmente imposto, já que aqueles que não seguem tais normas são impedidos de frequentar determinados ambientes e perdem todo o prestígio social. [7]Haja vista que a série estadunidense faz uso dos exageros, ainda [3]é notória semelhanças com a sociedade atual, pois aquele que possuir uma posição diferente da maioria será vigiado e punido.

[7] – Substitua esse conectivo por outro com valor de concessão


Portanto, é forçoso que o Estado tome providências para abrandar o quadro atual. Para [8]conscientização da população brasileira[2][9]se faz necessário que o Ministério da Educação e Cultura formule, [10]através de verbas governamentais, campanhas com o objetivo de alertar a comunidade sobre os diversos riscos ao se destilar ódio virtualmente. Somente dessa maneira cenas como da série televisionada não se tornarão habituais.

[8] – Muito cuidado com o uso do termo CONSCIENTIZAÇÃO/CONSCIENTIZAR na conclusão. Ele não é considerado ação e você pode perder 40 pontos
[9] – Substitua essa construção por “faz-se necessário que o Ministério da Educação e Cultura [...]”
[10] – Ao introduzir o meio/modo, sugiro que utilize o termo “por meio de”, pois fica mais explícito para o corretor
Agente: +
Ação: -
Meio/modo: +
Finalidade: +
Detalhamento: -

A logística e infraestrutura da Funda&ccedi[…]

oii gente! Quem puder corrigir minha redaç&[…]

Deivid16 3m1ly Willa Quem puder corrigir ess[…]

Eraldonunes , Davila pode corrigir pfv EuDavi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM