No entanto, essa prática não é acessível a todos os indivíduos e tem se tornado cada vez mais tortuoso o caminho de acesso ao livro. Como mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e aplicada pelo Ibope Inteligência, a proposta feita pelo ministro da Economia de taxar o livro em 12%, causaria um impacto significativo de ao acesso a leitura no Brasil, principalmente nas classes mais baixas, atingindo cerca de 25% na classe C e 23% nas classes D e E.
Ademais, o aumento significativo do preço dos livros físicos vem incentivando indiretamente a procura por pacotes que disponibilizam livros digitais, como o Kindle Unlimited, oferecido pela empresa estadunidense Amazon. Mas existem aqueles indivíduos que não tem condições para arcar com os custos sugeridos por editoras e livrarias, uma grande parte estudantes universitários, optando por baixar em sites que disponibilizam esses livros clandestinamente de modo gratuito.
Por todos esses aspectos, é evidente que o Brasil vem perdendo leitores todos os anos; seja pela crescente desigualdade social ou pelo aumento excessivo dos preços sobre os livros. O primeiro passo para dirimir essa situação seria através da iniciativa do ministério da Educação, criando bibliotecas públicas em regiões carentes que permitiria o acesso de comunidades abrangendo várias faixas etárias, visando assim suscitar o desejo pela leitura. Este incentivo cedido a crianças e adolescentes, objetiva um maior desenvolvimento cognitivo desses indivíduos acarretando uma geração mais consciente de sua cidadania. A partir dessas ações, espera-se um aumento significativo de leitores dos mais diversos gêneros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada