A priori, segundo dados disponibilizados pelo IBGE uma parte significativa da população faz uso de recursos digitais- a exemplo das redes sociais- para propagar o ciberativismo, onde entidades não governamentais- ou simplesmente indivíduos comuns- utilizam esse meio para compartilhar ideais ou objetivos, no qual, sob mesma ótica influência de forma direta ou indiretamente- como eventos de entidades políticas, defesa do meio ambiente ou luta contra o preconceito racial. Ademais, é imperioso salientar em virtude dos fatores relatados, a facilidade de acesso contribui para um maior alcance entre os usuários de aplicativos, ocorrendo assim, uma socialização online.
Outrossim, o ativismo é organizado quando existe a necessidade da sociedade impor sua vontade diante dos governos responsáveis. Martin Luther King- ativista norte americano- defendia o ideal de que, uma vez que a justiça for ameaçada em ao menos um local, ela será prejudicada em todos os outros. De mesma forma, ocorre os episódios de protesto- a certeza que se tem quando ocorre um incidente de grandes proporções no qual inflige os direitos humanos é um exemplo a ser defendido. Embora, seja importante ressaltar que muitas vezes divergências ocorrem- causando efeitos contrários e até mesmo violência.
Portanto, diante dos fatos supracitados nota-se a necessidade de medidas interventivas, advindas de empresas privadas que em parceria com unidades de organizações não governamentais, criarem projetos que facilite e promova maior alcance entre os cidadãos- tendo o cuidado e segurança adequados para não gerar conflitos desnecessários- por meio de acessórios disponíveis na mídia, tendo a finalidade de envolver cada vez mais os indivíduos como também os auxiliando. Assim, um engajamento voltado para a sociedade será formado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.