Primordialmente, é inegável que as redes sociais acarretam problemas no comportamento e no autocontrole do indivíduo. Como na novela brasileira, "As Aventuras de Poliana", é retratada uma adolescente, Felipa, que possui um numero considerável de seguidores em suas redes sociais, mas acaba sendo refém das mesmas e perdendo sua individualidade, ocasionando conflitos familiares e com seus colegas. Com a falta de empatia, Felipa não tinha o controle de suas ações quando algo ou alguém ameaçava sua bolha social, se tornando agressiva.
Ademais, conforme o livro sobredito, o autor "Lanier" descreve a necessidade do individuo por uma validação social, vivendo apenas em seus espaço digital e se isolando do mundo real ao qual pertence, se motivando apenas por cliques e curtidas, manipulando o seu comportamento perante as redes sociais e enxergando um mundo distópico por conta do isolamento social. A rede social faz com que a sociedade perca seu livre arbítrio deixando-os infelizes e minando-os da verdade.
Portanto, é mister que o Estado tome providencias para superar os impasses que corroboram com o uso incontrolável das redes sociais. Para a conscientização da sociedade a respeito da problemática, é imprescindível que esta ação inicie nos primeiros anos escolares e dentro de casa, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio de verbas ornamentais, efetuando campanhas publicitárias, mobilização da comunidade escolar e parental, declive por meio de desenvolvimento social emocional dos indivíduos medidas de prevenção e intervenção que permeiam a perda da individualidade e isolamento social presentes tanto no livro de "Lanier", quanto na novela brasileira "As Aventuras de Poliana".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.