Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#54513
Em 2013, o Brasil presenciou uma grande parcela da população indo protestar nas ruas, contra o aumento das tarifas de transporte público, organizado pelas redes sociais. Esse fenômeno vem aumentando cada vez mais, porém pode trazer riscos como a criação de uma bolha ideológica e um ativismo preguiçoso.
Primeiramente, o ativismo nasce da análise crítica da realidade. Entretanto, as redes sociais podem limitar o senso crítico, pois os algoritmos usados mostram somente o conteúdo que o usuário quer ver, com o objetivo de fazer o indivíduo gastar mais tempo nas redes. Como exemplifica no documentário "O dilema das redes", que expõe como os sistemas funcionam, criando uma espécie de bolha ideológica. Esse cenário contribui para um enfraquecimento da percepção da realidade e por conseguinte, surge um ativismo anêmico.
Além disso, a era da informação contribuiu para a formação dos chamados "ativistas de sofá". Esses ativistas usam as redes para questionar, porém não produzem nada prático para mudar o cenário. O ativismo é justamente a ação prática, para mudar um problema social. Essa atuação que alavancou protestos como, a "Diretas Já" na década de 80, exigindo as eleições diretas e a "Passeata dos 100 mil", protestos contra a ditadura militar no Brasil.
Em suma, é necessário que o Governo Federal aliado as plataformas digitais, desenvolvam projetos para limitar a ação dos algoritmos por meio de leis. Visando a criação de um ambiente diversificado. Ademais projetos sobre o protagonismo cidadão, através da internet, amenizando o sedentarismo social. Dessa forma, impulsionando um quadro de debates mais democrata e ativo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Bebidas alcoólicas fazem parte do grupo de […]

Analfabetismo Total e Funcional

De acordo com a Constituição Federal[…]

Educação no Brasil

É notório, que a implantaç&at[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM