Em primeiro plano, não há dúvidas que a omissão governamental é uma das causas da discriminação de raça. Nesse sentido, conforme o provérbio popularizado pelos quadrinhos do Homem-Aranha: "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Entretanto, no território nacional, o Estado, mesmo possuindo alto poderio de mitigar esse impasse discriminatório, mostra-se irresponsável ao não realizar ações competentes para tal, como exemplo, tratar desse assunto nas escolas. Isso faz com que, cada vez mais, os cidadãos estejam imersos à ignorância, fomentando o preconceito que joga à população negra à margem da sociedade.
Em segundo plano, inegavelmente, o episteminicídio é outra origem do preconceito racial no país. Sob esse viés, a filósofa paulistana Sueli Carneiro o define como o assassinato do conhecimento negro. Por consequência de tal, para o senso comum, o corpo social afrodescendente nada produz de conteúdo benéfico à comunidade, já que majoritamente quem aparece em destaque são os intelectuais brancos. Entretanto, na realidade, os indivíduos pretos e pardos têm seus estudos sabotados por essa raiz contemporânea, impedindo a divulgação de suas produções. Assim, é indubitável que o episteminicídio sustenta o racismo, prejudicando os negros aos serem tratados com inferioridade pelo boicote de seus trabalhos.
Portanto, medidas estratégicas devem ser tomadas. Nessa lógica, cabe ao Governo Federal, juntamente ao Ministério da Educação (MEC) — órgão que visa efetivar o ensino de qualidade —, por meio da implementação de oficinas nas escolas de ensino médio, ministradas por professores de história e sociologia, trazer os alunos e os seus familiares fora do período de aula para dissertarem sobre as contribuições de diversos estudiosos negros para o país. Como efeito, espera-se a dissociação das raízes do racismo no Brasil, da inércia de Newton.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.