Nesse contexto, uma pequena parte dos pretendentes aceita adotar crianças mais velhas, tendo em vista a análise feita dos perfis do CNA fica claro que 74,37% admite adotar somente crianças com idade inferior a quatro anos. Dessa forma, é possível observar como ainda hoje há dificuldades em relação a costumes passados quando a adoção era realizada por caridade e não por seus direitos já que ao realizar esse ato a população deixa de ter amor ao próximo para ter suas preferencias pessoais sobre uma pessoa que tem direito e dever de ser amado e respeitado segundo o estatuto da criança e do adolescente. Assim, é preciso mudar a forma como os brasileiros pensam sobre o acolhimento desse indivíduos para que consigam ser adotados de forma justa.
Primeiramente, vale ressaltar que ao longo do período histórico com o avanço da rede informacional, a construção de ideias contemporâneas direcionadas a adoção tem aumentado e consequente a busca por informações sobre o assunto também. Nesse viés, a procura por um filho adotivo que se encaixe na família é preocupante pois muitas vezes a família busca por um indivíduo que se encaixe na rotina especulada por eles, mas após o acompanhamento psicológico muitos percebem que esta não é uma realidade uma vez que a família como um todo precisa contribuir na adaptação dos adotados. Todavia, infelizmente, por esses motivos muitos não conseguem realizar esse processo por não estarem aptos. Além do mais, é possível observar isso ao notarmos as inúmeras pesquisas onde se tem em média um número considerado alto de adotantes por crianças para adoção.
Fica exposta, portanto, a necessidade de medidas para mitigar o histórico de desafios na política de adoção no Brasil. Destarte, as secretarias da Educação devem desenvolver projetos educativos, por meio de palestras e dinâmicas a fim de, sensibilizar os estudantes sobre a importância do amor ao próximo na vida passando assim para as próximas gerações. Além disso, a mídia deve apresentar propostas para incentivar a adoção de uma forma mais realista. Por fim, será que ocorra mudanças na forma como os brasileiros enxergam as políticas de adoção ao longo dos anos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada