A princípio, as crianças que são entregues nos abrigos não atendem ao perfil solicitado pela maioria dos pais. Pelo fato de buscarem em especial crianças novas, de pele clara, sem irmãos e completamente saudáveis, o perfilhamento se torna algo complicado. O filme “O Contador de Histórias” retrata a vida de Roberto Carlos Ramos, um garoto deixado na Febem pela mãe, que mesmo tendo um comportamento considerado irreversível pela instituição, cativa uma pedagoga que com muito amor o adota e transforma sua vida. Contrariando a ficção, são poucas as chances de haver pais que não se importem com as características exteriores dos indivíduos que irão adotar. Devido à preferência que foge da realidade da maioria das crianças, os abrigos ficam repletos de órfãos que nunca serão adotadas, restando-lhes apenas esperar atingirem a maioridade.
Além disso, há uma forte burocracia no processo de perfilhamento. São muitos que entram no sistema com condições de serem facilmente adotados, por serem crianças novas, porém o lento processo que há para os papéis ficarem prontos, fazem com que o indivíduo atinja uma idade que ninguém mais o queira acolher. Em decorrência de um procedimento altamente desgastante, os adotantes acabam desistindo. Segundo a CNJ, no estado de Belém há uma demora de mais de 1500 dias para a criança ser colocada para adoção. Por meio de acontecimentos como esse, tanto os pais são afetados como as crianças que vão perdendo a esperança de fazerem parte de uma família.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias a fim de reduzir a dificuldade no processo de adoção. Cabe ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelecer campanhas de conscientização aos adotantes, com cursos preparatórios que incentivem a adoção tardia de crianças fora de padrões sociais, mostrando-lhes a realidade social dos órfãos e a importância do amor de uma família na vida de uma criança. Assim será possível desconstruir preconceitos e preparar a sociedade para um novo padrão familiar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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