Esse tema é muito sensível e ganha certa atenção recente na sociedade brasileira, visto que nas décadas passadas a ideia de questões emocionais e psicológicas eram tratadas em tom banal. No livro, "Holocausto Brasileiro", de Daniela Arbex, é facilmente enxergado o destrato aos cuidados mentais pelo médicos, famílias brasileiras e o Estado, já que em meados de 1960 o Hospital Colônia abrigou milhares de pessoas com diagnóstico de doenças mentais e outras condições consideradas desvio no padrão comportamental da época e executou uma higienização social que levou 60 mil internos a morte.
Com a repercussão de sequelas de mesma categoria na sociedade e com a chegada de novas gerações, o assunto foi tratado com alarme de forma mundial. No livro, "Sociedade do Cansaço", do filósofo Byung Chul-Han, é mostrado como a sociedade repressora, conservadora e disciplinar vista no livro de Arbex, foi transformada para um discurso toxicamente positivo que acaba por pressionar o indivíduo a se exigir ao máximo e sempre, tendo uma vigilância mental constante de si próprio. Mesmo com menores restrições, esse cansaço generalizado e total possibilitou o crescimento da depressão e da síndrome de Burnout, que se escondendo na ideia de liberdade quando só representa velocidade e esgotamento em um sistema fracamente capaz de lidar com tão pungente concepção exaurível.
Portanto, se faz necessário que Governo Federal por meio do Ministério da Saúde aja construindo uma maior malha de saúde psicológica do SUS e nas escolas, além de realizar campanhas incentivando o acesso a esses serviços para romper a ideia negativa e preconceituosa do tratamento mental e emotivo. Desta forma, será possível servir melhor a população e impedir que se firme o cansaço geral, assim cumprindo a saúde universalizada proposta no artigo 5.º.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada