• Avatar do usuário
#76542
O Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela constituição de 1988, em seu artigo 196, proporcionou a milhões de cidadões brasileiros o direito a saúde pública. Com base nessa perspectiva, diante do cenário causado pela Covid-19, a utilização do "SUS" foi de extrema importância para dá assistência para a população mais pobre, contribuindo, portanto, para que muitas vidas fossem salvas.

Em primeira análise, vale destacar a ausência governamental para se combater a falta de equipamentos médicos nos hospitais. Com esse argumento, vale lembrar que durante a pandemia, o Estado da Amazônia foi a mais prejudicada, por falta de oxigênio, de acordo com esses dados, é dever do Estado proporcionar todos os recursos necessários para as UTIs através do SUS, porém, na prática todos esses direitos são violados, já que o Estado é responsável por garantir aos cidadãos o direito a saúde, de acordo com a constituição de 1988, o que desafortunadamente não é praticado.

Ademais, é fundamental apontar que segundo a secretária do Estado da Saúde, Mércia Feitosa, "sem o SUS a pandemia teria instalado o caos social e o Estado contabilizaria um enorme prejuízo com muito mais vidas perdidas". Diante dessa ideia, destaca-se a importância do SUS para milhões de cidadãos brasileiros, já que proporciona o acesso gratuito a saúde, a vacinação de diversas doenças e vírus, como o HIV e próprio Coronavírus, contribuindo para melhor qualidade de vida para a população mais pobre.

Em resumo, os órgãos governamentais deveria dar mais atenção no tocante a necessidade e a carência de se investir na saúde pública, segundo a secretária de Estado da Saúde, cerca de ⅘ da população é dependente do SUS, principalmente aos cidadãos mais carente, por isso é fundamental que o governo invista e fornerça todos os equipamentos médicos essenciais para os hospitais, para que mais vidas possam ser salvas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 107

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Anabia15 , PFVRR CORRIGE MINHA REDAÇ&Atild[…]

Olá, thayolivb . Aqui está a corre&[…]

https://projetoredacaonota1000.com.br/combate-ao-a[…]

GabrielFelix obg💕

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM