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Por Aleksa
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A crise do COVID-19 no Amazonas, ocorrida em 2021, ceifou a vida de milhares de pessoas, causando comoção nacional e denunciando a precária situação em que o sistema de saúde do estado se encontra. Todavia, esta história se repete, revelando os vários problemas que o SUS possa enfrentar quando se trata do atendimento da COVID. Certamente, a precariedade do atendimento do SUS advém da falta de recursos.
Para começar, a falta de recursos é um problema que assombra o SUS antes mesmo da pandemia. A falta de profissionais, aparelhagem essencial para o tratamento dos pacientes, o atraso e até mesmo a falta de atendimento são problemas recorrentes em algumas unidades de saúde, principalmente nas cidades mais remotas. Isto é resultado da falta de investimento e amparo do Estado, sobretudo durante a pandemia.
Em suma, as milhares de vidas perdidas durante este período torna evidente a falta de cuidados que o SUS recebe do estado. Para que a população possa ser tratada com mais eficiência, o estado deve prover a assistência necessária para a recuperação dessas pessoas, como vacinas, medicamentos, aparelhagem e espaços especializados para o tratamento. Por fim, com as medidas certas tomadas, podemos atravessar este momento difícil com êxito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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