É válido pontuar, a princípio, a imprudência Estatal como um obstáculo à promoção dos esportes. Em vista disso, alude-se ao Censo Escolar exposto no ano de 2015 que indica que, em média, cerca de 65, 5% das escolas públicas estaduais do Brasil não possuem a infraestrutura básica para a prática viável das atividades físicas. Dessa maneira, há o cumprimento com essa exposição, visto que os alunos, compostos por crianças e adolescentes, encontram dificuldades com o abandono governamental, impondo uma cultura baseada na desmotivação social e, também, na desvalorização do esporte.
Outrossim, faz-se mister notabilizar de que modo a desigualdade de acesso entre as camadas sociais ratifica a problemática. Conforme o Artigo 271 da Constituição Federal Brasileira, a prática esportiva é um meio atrelado à educação e ao lazer, sendo um direito coletivo e igualitário. Entretanto, isso não ocorre, pois, os cidadãos são afetados drasticamente pela relação direta entre o capital e as atividades físicas, por exemplo, as academias e os clubes privativos, ocorrendo uma exclusão das camadas mais pobres no acesso ao desenvolvimento corporal, contrariando a lei vigente e estimulando o sedentarismo.
Portanto, é de notório conhecimento que o esporte sofre inconsequências em partes notórias da sociedade brasileira e seu incentivo deve ser admitido, consequentemente é mister que o Estado brasileiro, em parceria com as escolas de nível básico, invista em campanhas e atividades voltadas ao estímulo esportivo, através da liberação de verbas para a reparação e manutenção da infraestrutura das quadras, de modo a tornar as atividades esportivas bem vistas e aceitas socialmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada