É preciso pontuar de início os raros investimentos que as mulheres recebem dentro do meio esportivo. Segundo dados do Ministério do Esporte, enquanto este investiu quase 30 milhões de de reais na Liga de Desenvolvimento de Basquete, na Seleção de Hóquei sobre Grama e na Seleção de Basquete masculino, as equipes femininas dentro dos mesmos segmentos não receberam nenhum investimento, um fator que gera falta de motivação para que as mulheres invistam no esporte, já que na maioria dos casos as mulheres não possuem condições de abandonar seus empregos e dedicar-se a uma carreira que não lhes garantirá nenhum tipo de renda.
Além disso, a campanha machista no esporte é um atributo para que menos mulheres queiram participar do mundo esportivo. Toda menina já ouviu que "futebol é coisa de menino" ou que "mulheres são muito frágeis para participar de competições esportivas", crenças que são aplicadas nas crianças que propagam a ideia de que mulheres não são aptas como os homens para disputas esportivas. Afirmações que vão se arraigando na ideologia das jovens e fazendo com que se questionem se vale a pena entrar em um meio em que são tão desacreditadas.
Em virtude dos fatos mencionados, pode-se concluir que para que haja maior inclusão das mulheres no esporte deve-se implantar maiores investimentos por parte do Ministério e das Secretarias de Esporte, bem como condições igualitárias para ambos os gêneros e uma adesão social de incentivo ao esporte por parte das mulheres.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.