• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#67036
Segundo a constituição de 1988, a saúde é direito de todos e dever dos estado. No entanto, ainda existem obstáculos que impedem o acesso a saúde pública no Brasil. Nesse âmbito, questões como a desigualdade social e a insuficiência estatal devem ser colocadas em debates para discutir esse problema.

Diante desse cenário, destaca-se se as diferenças entre as classes sociais como um desafio presente na problemática. Nesse contexto, percebe-se que a população rica paga por serviços privados, enquanto a maioria depende do SUS( Sistema Único de saúde), programa que garante acesso a saúde pública no país. Apesar de passar por muitas dificuldades como a falta de remédios, superlotação, atendimento demorado, entre outros fatores que dificultam a qualidade que o sistema oferece.

Desse modo, pode- se acrescentar a insuficiência estatal em criar ou reforça políticas públicas,que melhorasse oatendimento gratuito em hospitais e postos públicos. Além disso, a pouca abordagem dessa situação que o país se encontra, que segue silenciando a população e impedindo que as pessoas lutem por esse direito.

Portanto, mudanças seriam essenciais para mudar essa
realidade e reverter esse problema que persiste no Brasil. Ademais é fundamental uma ação do Ministério da Saúde, em melhorar a qualidade do SUS por meio de verbas, tal deligência pode ser divulgada na mídia, a fim de promover conhecimento para a população sobre os seus direitos consolidados na constituição de 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#67894
Ei Alice, Tudo bem? Vamos lá!


Segundo a constituição(1) de 1988, a saúde é direito de todos e dever dos estado (contextualização). No entanto, ainda existem obstáculos que impedem o acesso a saúde pública no Brasil (tese)(2). Nesse âmbito, questões como a desigualdade social e a insuficiência estatal devem ser colocadas em debates para discutir esse problema (encaminhamento).

(1) Por se tratar de uma fonte, um documento importante, deveria ser escrito "Segundo a Constituição Federal de 1988.."
(2) Se aprofundar mais na tese, dar mais informações.

Diante desse cenário, destaca-se se as diferenças entre as classes sociais como um desafio presente na problemática (apresentação da ideia). Nesse contexto, percebe-se que a população rica paga por serviços privados, enquanto a maioria depende do SUS (Sistema Único de saúde), programa que garante acesso a saúde pública no país . Apesar de passar por muitas dificuldades como a falta de remédios, superlotação, atendimento demorado, entre outros fatores que dificultam a qualidade que o sistema oferece (encaminhamento da argumentação)(3). ? (fechamento)(4)(5)

(3) Você não explicou como essa diferença de classes influencia a saúde publica, apenas apresentou os fatos.
(4) faltou o fechamento/frase de efeito.
(5)recomendo você utilizar algum repertorio nos desenvolvimentos, para dar mais "tcham" à sua argumentação.

Desse modo, pode- se acrescentar a insuficiência estatal em criar ou reforça políticas públicas, que melhorasse o atendimento gratuito em hospitais e postos públicos (apresentação da ideia)(6). Além disso(7), a pouca abordagem dessa situação que o país se encontra, que segue silenciando a população e impedindo que as pessoas lutem por esse direito (encaminhamento da argumentação)(8). ? (fechamento)(9)

(6) ", que melhorasse o atendimento gratuito em hospitais e postos públicos" e desnecessário. Isso seria parte de um raciocínio para a proposta de intervenção. Poderia ter fechado o período em "politicas publicas".
(7) conectivo empregado no contexto errado. Deveria ser de acréscimo como "Por certo/Nesse sentido/Nesse contexto)".
(8) precisa dar mais conteúdo para a sua argumentação. Legitimá-la com algum repertório.
(9) faltou o fechamento/frase de efeito

Portanto, mudanças seriam essenciais para mudar essa realidade e reverter esse problema que persiste no Brasil. Ademais é fundamental uma ação do Ministério da Saúde (agente), em melhorar a qualidade do SUS (ação) por meio de verbas (modo/meio), tal deligência pode ser divulgada na mídia (detalhamento), a fim de promover conhecimento para a população sobre os seus direitos consolidados na constituição de 1988 (finalidade).(10)
(10) conclusão completa, mas precisa especificar mais algumas informações. Dar mais detalhamento, exemplo no modo/meio e na ação.

Espero que te ajude!
Abraço.

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Olá! Alguém poderia me auxiliar por[…]

Frequentemente, comenta-se muito a respeito da que[…]

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM