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Por Milenyurban
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No livro "Utopia" do escritor inglês Thomas More é descrita uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, a realidade no Brasil contemporâneo em relação aos indígenas exibe um cenário oposto, no qual a ganância do "homem branco" por mais territórios e recursos, juntamente com o preconceito cultural desencadeia mais conflitos violentos e ameaças aos etnia indígena.
Uma característica inerente as sociedades humanas é a disputa por posses de terras . Atualmente, os indígenas ocupam 12,5% do território brasileiro, e apesar da pequena quantidade , eles protegem cerca de 80% da biodiversidade. No entanto, os índices de violência só tem crescido ocasionando diversas mortes, já que o governo não se manifesta de uma maneira eficaz para solucionar a problemática da violência que se desencadeou com a invasão dos territórios.
De acordo com o artigo n° 5 da Constituição Federal, " todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza garantindo-se brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviabilidade dos direitos humanos, incluindo a segurança, a saúde e a propriedade". Entretanto, os indígenas vivenciam cada vez mais desigualdade e preconceito em meio a sociedade, sendo criticados e até mesmo impedidos de agir de forma comum aos olhos da sociedade.
Em decorrência as dificuldades enfrentadas pelos indígenas o Ministério dos Direitos Humanos, juntamente com o Ministério da Justiça, deverão elaborar leis governamentais que visem proteger os indígenas e suas propriedades. Para que assim, o cenário do Brasil em relação aos indígenas se pareça cada vez mais com a "Utopia" descrita por Thomas More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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