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#60242
Um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, o educador e filósofo Paulo Freire, afirmava que ” se a educação sozinha não transforma, sem ela tampouco a sociedade muda”. De maneira análoga à realidade do Brasil, verifica-se a necessidade de um olhar mais atento para as dificuldades enfrentadas no âmbito educacional. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas e possível solução para atenuar esse impasse.

Em primeira análise, é válido ressaltar a falta de investimento em tecnologias como um dos principais fatores que corroboram o desencadeamento do impasse. De acordo com uma pesquisa realizada pelo ibope ” cerca de 81% das escolas públicas possuem laboratórios de informática, porém apenas 59% das escolas o usam “. Tal informação se concretiza, pois, a maioria dos computadores nem sequer funcionam e justamente, por isso, torna-se difícil o uso desse ambiente para um ensino efetivo. Logo, faz-se imprescindível, portanto, a dissolução desse cenário.

Cabe abordar ainda, o déficit de infraestrutura como o segundo motivo que vai ratificar o desenvolvimento da problemática. Consoante aos estudos realizados pelo G1 ” apenas 4,5% das instituições têm infraestrutura completa”. Dessa forma, é inadmissível que professores e alunos continuem tendo que trabalhar em um espaço ,onde, as condições estruturais são de péssimas qualidades.

Em síntese, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar os impactos causados pelas dificuldades enfrentadas pelo Brasil na área da educação. Destarte, urge ao Ministério da Educação promover e realizar projetos, com a ajuda de profissionais qualificados para que, assim, aconteça a liberação de novas tecnologias e o aprimoramento do suporte escolar, por meio de verbas governamentais. Desse modo, espera-se, com isso, a melhoria do panorama atual de iniquidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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