Em primeiro lugar, é indubitável que a preterição do desenvolvimento de pequenos municípios subdesenvolvidos se consolida em território nacional como um agente perpetuador da insuficiente inserção tecnológica nas escolas brasileiras. Isso se dá, pois, como estudado pela renomada urbanista Jane Jacobs, grandes cidades tendem a alcançar a ascensão econômica em detrimento da infraestrutura de municípios semiurbanos, resultando na formação de "zonas mortas" - áreas sem sinal de internet - nesses. Consequentemente, as escolas situadas em regiões destituídas da infraestrutura adequada enfrentam o difícil acesso à tecnologia, resultante das condições subalternas da infraestrutura local.
Ademais, cabe destacar que a adoção de uma postura passiva por parte da sociedade brasileira exorta a insuficiente inserção tecnológica nas escolas. Paralelamente, como explica o professor israelense Yuval Harari, uma parcela da população se encontra inapta à compreensão dos problemas sociais - fenômeno que pode ser apreendido em território brasileiro, haja vista a inexistência de organizações políticas fomentando o debate acerca da integração da tecnologia nas escolas -. Dessarte, concretiza-se a má agregação de bens eletrônicos nas instituições de ensino, pois não emana do povo o anseio por mudanças. Por conseguinte, é necessário um processo de reversão do quadro, com o intuito de alcançar em Pindorama um cenário símile ao exposto em Star Wars.
Portanto, com vistas a combater a subalternização dos pequenos municípios e garantir o proveito dos bens tecnológicos nas instituições de ensino no Brasil, urge que o Poder Executivo - por intermédio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional - elabore um compêndio contendo requisitos mínimos de infraestrutura a serem seguidos pelos governos municipais. Tal ação deve concretizar-se através de incentivos fiscais - como a bonificação por recebimento de verba - ofertados às prefeituras as quais mais aderirem aos critérios de estruturação exigidos no documento. Espera-se, assim, a aproximação do contexto brasileiro com a ubiquidade tecnológica dos filmes de Star Wars, combatendo a formação de "zonas mortas", o desengajamento populacional e garantindo a incorporação da tecnologia nas escolas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada