Primeiramente, vale apontar a tênue presença de mecanismos organizacionais capazes de regulamentar o processo orçamentário de forma a simplificar sua propagação. De acordo com os princípios orçamentários de clareza, objetividade e exatidão, é imprescindível que sua implementação seja compreensível a todas as pessoas, além de ser tão exato quanto possível, mediante a isto o poder público encontra dificuldade em adotar formas sistematizadas e objetivas, devido ao processo participativo contar com uma maior discricionariedade dos fatos, que acarreta processos decisivos tendentes ao subjetivismo e inexatidão. Estes fatores contribuem com a pouca distinção da priorização das políticas públicas na esfera política.
Secundariamente, a pouca participação cidadã no desenvolvimento e acompanhamento orçamentário inconsolida a transparência pública, assim como, dificulta o controle do cumprimento dos imperativos políticos. Discriminada a função política orçamentário, como o direcionamento da distribuição e retenção de recursos com as práticas do orçamento participativo em seu fundamento verifica a transparência dos critérios utilizados através do controle realizado pela sociedade. Contudo, é visível o pouca conhecimento em matéria orçamentária, o qual impossibilita o interesse e a busca pelos brasileiros no acompanhamento do instrumento financeiro.
Portanto, para incentivar a adoção do orçamento participativo, o governo juntamente com o ministério da economia, na esfera do planejamento orçamentário, dever adotar critérios de planejamento organizacional voltados à simplificação da discricionariedade dos processos, aplicáveis a Administração Direta e entidades que possuam recursos do erário. Além, em colaboração com o ministério da educação investir na divulgação de cursos gratuitos de entidades não governamentais ou privadas especializadas na modalidade de introdução orçamentária, para que assim a democracia seja exercida de forma efetiva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada