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Por Mitt
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#127298
Título - A arma que revela a sociedade: o riso
O riso é visto na sociedade como uma forma de expressar alegria e tranquilidade. No entanto, o simples gesto de sorrir demonstra muitos outros significados. Dessa forma, se torna senso comum pensar no sentido acolhedor ou perverso da ação.

Primeiramente, o ser humano tende a reproduzir ações em benefício próprio. À luz desse prisma, não é incomum que situações como as da série coreana "Sorriso real", aconteçam frequentemente. Nela, os funcionários de um hotel renomado sempre sorriem forçadamente para atrair e agradar os clientes. Dessa maneira, se conclui que usar o riso como uma "máscara social", satisfazendo ambições, vai além do país ou cultura.

Entretanto, é possível inferir que quando tratado de modo genuíno, o riso pode se tornar objeto da globalização. Analogamente, no filme "O Coringa" o personagem principal utiliza desse recurso expressivo para esconder suas ações ruins, gerando um efeito reverso nas pessoas que passam a tratá-lo de maneira indiferente. Nesse cenário, é notório que existem diferentes faces da risada e o olhar humanizado consegue diferenciar e compreender isso. Nesse sentido, mesmo que com obstáculos, é perceptível a transmissão de sentimentos e sensações apenas rindo, fazendo o ato ser dinâmico na comunicação da população em sua totalidade.

Em suma, sorrir é considerada uma ação espontânea e grande parte das vezes, feliz. Porém, essa demonstração pode ser relacionada com variadas exposições. Assim como na série "Sorriso real" e no filme "O Coringa", que representam a forma de agir das pessoas, o riso é uma peça importante na sociedade, revelando as características intrínsecas a ela: união ou repulsão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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Por Mitt
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#127333
esqueci de mencionar mas essa é uma proposta da fuvest :D
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Por WisdomWynn
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#127353
Boa tarde! Esta é a minha primeira correção no site. Estes são pontos a serem melhorados:

1.Introdução mais cativante e conexa com o restante do texto: Em todo texto, é fundamental com que a introdução seja cativante o suficiente para instigar o leitor a continuar a leitura até o final, no entanto, esta introdução é "fechada", não tendo conexão direta com o desenvolvimento do texto.

2.Uso mais diversificado de vocabulário: Nesta redação, trechos como " o riso é uma peça importante na sociedade" podem ser substituídos por termos mais curtos e práticos, tais como: "O riso é papel crucial na humanidade". Isso facilita a leitura e faz com que o seu texto seja direto, não empregando metáforas desnecessárias.

3.Termos sem nexo: Termos e trechos como "o riso pode se tornar objeto da globalização" não têm nexo algum com o tema discutido, e se há alguma conexão com o restante do texto, não está explícita.

4. Falta de exemplos práticos: As únicas citações do texto foram de obras ficcionais, e mesmo com a ficção sendo um reflexo de nossa realidade faltam exemplos concretos, como: estudos científicos, ou situações do cotidiano, como quando estamos em uma situação constrangedora e sorrimos para aliviar a tensão da situação.

5. Uso da crase e vírgula após citações: Além do que foi mencionado na segunda estrofe, o texto não utiliza a crase em momento algum. O uso da vírgula também é necessário após citações como "Coringa" e "Sorriso Real".
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OBS: A redação está ótima, mas sempre temos alguns pontos a melhorar, boa sorte!

[13/02/2024] [15:31]
1
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Por Sooofll
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#127356
@Mitt, Oii, Mitt. Tudo bem?
Vi que sua redação foi escrita no modelo da Fuvest, logo logo analisarei e mandarei minha correção!

Continue a nadar, continue a nadar....
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Por Sooofll
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#127358
Oii, Mitt.
Irei corrigir sua redação com base nos conceitos da Fuvest (não sou especialista, mas posso te ajudar em alguns pontos que eu notei)

Método de avaliação:
1. Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo; (0 - 20)
2. Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto; (0 - 15)
3. Correção gramatical e adequação vocabular. (0 - 15)
- Nota máxima: 50p.


Vamos lá,

Introdução:
O riso é visto na sociedade como uma forma de expressar alegria e tranquilidade (1). No entanto, o simples gesto de sorrir demonstra muitos outros significados. Dessa forma, se torna senso comum pensar no sentido acolhedor ou perverso da ação. (2)

(1) - É necessário encaixar algum repertório para comprovar a sua alegação.
(2) - Sua introdução foi bem direta, era bom que você tentasse desdobrar mais. ( O uso de um repertório poderia de auxiliar em uma maior contextualização e afirmação de seu fundamento)


D1:
Primeiramente, o ser humano tende a reproduzir ações em benefício próprio (3). À luz desse prisma, não é incomum que situações como as da série coreana "Sorriso real", aconteçam frequentemente. Nela, os funcionários de um hotel renomado sempre sorriem forçadamente para atrair e agradar os clientes. Dessa maneira, se conclui que usar o riso como uma "máscara social", satisfazendo ambições, vai além do país ou cultura. (4)

(3) - Não vi relação direta nenhuma com o tema.
(4) - Você poderia ter argumentado mais.
(5) - A Fuvest é um vestibular bastante rigoroso na questão de sua visão de mundo, não sei se é algo estratégico colocar uma série no desenvolvimento. Não é um coisa que descontaria ponto no modelo Enem, mas como o tema é da Fuvest e bastante subjetivo, era bom que você encontrasse algum "símbolo histórico" explorando esse contexto para a correção.
(Na verdade eu simplesmente amo muito essa série, já assisti diversas vezes)

D2:
Entretanto, é possível inferir que quando tratado de modo genuíno, o riso pode se tornar objeto da globalização (?). Analogamente, no filme "O Coringa" o personagem principal utiliza desse recurso expressivo para esconder suas ações ruins, gerando um efeito reverso nas pessoas que passam a tratá-lo de maneira indiferente. Nesse cenário, é notório que existem diferentes faces da risada e o olhar humanizado consegue diferenciar e compreender isso. Nesse sentido, mesmo que com obstáculos, é perceptível a transmissão de sentimentos e sensações apenas rindo, fazendo o ato ser dinâmico na comunicação da população em sua totalidade.

(6) - Novamente não entendi seu tópico frasal.
(7) - Gostei da sua argumentação, mas tente não só utilizar filmes para contextualizar.

Conclusão:
Em suma, sorrir é considerada uma ação espontânea e grande parte das vezes, feliz. Porém, essa demonstração pode ser relacionada com variadas exposições. Assim como na série "Sorriso real" e no filme "O Coringa", que representam a forma de agir das pessoas, o riso é uma peça importante na sociedade, revelando as características intrínsecas a ela: união ou repulsão.

- Ok, gostei da conclusão.



Nota geral:
1. Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo; (12)
2. Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto; (10)
3. Correção gramatical e adequação vocabular. (14)- Tirei 1 ponto. Não achei erros na ortografia, mas tente explorar o vocabulário, a Fuvest é bastante rigorosa.
Nota: 36p


É isso, Mitt.
Tente sempre explorar mais.
Bjs e abçs..
Bons estudos!

Continue a nadar, continue a nadar....
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Por Mitt
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#127393
@WisdomWynn, Muito obrigada pela correção!! lembrarei disso na próxima <3
1
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Por Mitt
Quantidade de postagens
#127394
@Sooofll, não faço muitas redações fuvest mas sua correção me ajudou bastante a entender alguns pontos, muito obrigada!! <3
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