• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por AndersonZx
#75086
Atualmente, as desigualdades são um desafio para a sociedade brasileira, sendo um tema muito discutido e debatido por especialistas em direitos humanos. Existem diversas categorias de desigualdade como, por exemplo, social, econômica, racial, entre outros.

Culturalmente, o Brasil sempre foi um país racista, que confere os direitos ao homem branco, se tornando um maior poder e privilégio, ao longo de séculos. O Racismo ainda continua muito presente em nossa sociedade, mas a coragem e determinação em denunciar vem de uma crescente, porém, o Brasil está longe de se tornar uma democracia racial. Em média, os brancos têm os maiores salários, sofrem menos com o desemprego e são maioria entre os que frequentam o ensino superior, por exemplo. É necessário mais esforços para o combate ao racismo com medidas jurídicas rígidas, e que possam diminuir os casos de racismo na sociedade brasileira.

As desigualdades regionais estão presentes em nossas raízes. Podemos tomar como exemplo, o Nordeste, pois há uma maior concentração de pessoas com rendimentos muito baixos, em relação ao salário médio do Brasil. O Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos", ou seja, o Brasil precisa olhar para esse lado mais humano e estabelecer formas de dar dignidade e melhoria de vida para essa população. A precariedade nos sistemas de saúde é um desafio mútuo e ele deve ser tratado dessa forma, onde a população dê intervenções para que os índices de desigualdades regionais diminua como, por exemplo, criar projetos sociais, econômicos, com uma política pública para levar emprego e, consequentemente, uma renda maior para as famílias com mais dificuldades sociais e econômicas.

É inegável que as desigualdades estão presentes no Brasil, mostrando ser necessários projetos sociais e políticas públicas, buscando combater as diversas categorias de desigualdade em nossa sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Saúde Pública no Brasil

OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia estej[…]

3m1ly aaah muito obrigada pela correç&ati[…]

Consumismo no Brasil

Eraldonunes eurodrigo Gi69 Anne24 Lol[…]

Jean Jaques Rosseau, filósofo iluminista, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM