Por stefanymore
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A Constituição Federal de 1988, prevê em seu artigo 5º termo XV, o direito de livre locomoção no território nacional inerente a todo cidadão brasileiro. Entretanto, tal prerrogativa tem se reverberado com ênfase na prática quando se trata do transporte público brasileiro, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatos que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência da posição governamental diante esse problema, uma vez que, a maior parte da responsabilidade para uma melhora significante deste cenário atual, vem de medidas governamentais. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o governo não cumpre com a sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como ir e vir, o que infelizmente é evidente no país.
Além disso, é fundamental apontar a grande quantidade de pessoas que usam deste meio de locomoção diariamente, levando a uma degradação muito mais rápida. Levando em consideração este fato, é notório que as deficiências do transporte público brasileiro se multiplicam cada vez mais, causando cada vez mais problemas à sociedade. Diante tal exposto, uma reparação em todos os meios de trasportes públicos se torna indispensável em todo o território brasileiro.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que os governantes de cada estado observe suas frotas, aumente-as, façam reparações e manutenções para que, dessa forma, não haja um desgaste excessivo e, também, uma aglomeração incoerente todos os dias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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